existe preço justo?
já pensei bastante sobre isso... talvez o preço justo seja o que duas partes concordem em pagar e saiam felizes pelo acordo, sem o uso de coação ou "truques" para mascarar a realidade.
Quanto ao curso, acho a ideia legal, hoje já tem bastante material disponível gratuitamente e tem concorrentes de peso tipo o Felipe da Paradgima junto com o Bruno Perini do viver de renda
mas provavelmente tem espaço sim para novas pessoas entrarem.
como já existe concorrência dá para precificar por aí também, se os cursos top na área custam sei lá, 700-2000 reais, e vc quer fazer um produto de entrada (para iniciantes) mas mais acessível, talvez 300-500 reais estaria de bom tamanho
não acho que o preço seja o mais importante, mas o valor que vc vai entregar.
alguns anos atrás fiz o curso do érico rocha, fórmula de lançamento e aprendi muita coisa sobre web2 e marketing, depois estudei muito tráfego pago e até presto serviço com tráfego (gerenciamento de anúncios no facebook, instagram, youtube e google) e isso ajuda muito a alcançar mais pessoas e vender mais.
érico rocha tem algumas coisas que hj me deixam cansado mas tem outras coisas legal tbm, ele fala de "vender o que as pessoas querem e entregar o que precisam para chegar ao resultado", por exemplo.
mesmo tendo muito conteúdo gratuito é certo que existem pessoas começando que preferem ter alguém para ensiná-las e tirar dúvidas do que aprender de forma auto-didata.
Sim, acho que um ponto super relevante é a questão de já ter uma comunidade pra engajar. Fazer um curso do nada, mesmo sendo um curso muito bom, é difícil de vender se já não existir uma comunidade em torno de ti. Aí ou vai ser via parceria, ou apelação das brabas ou gastar muito com posts patrocinados. Não vejo outra vida.
Mas acho que o melhor é gastar pouco tempo por dia, pra ir criando conteúdos aos poucos e criando sua comunidade.
tem várias formas, dá pra criar um produto e vender sem ter comunidade pré-formada (audiência)
dá pra criar produto sem criar conteúdo e vender no perpétuo
dá pra começar só com tráfego pago e pouco investimento e ir escalando aos poucos
vale pesquisar um pouco sobre lançamento semente, é uma boa técnica e de baixo custo para testar o interesse de um produto no mercado
sobre as consultorias, a primeira coisa é entender quanto vc cobra por hora.
concordo com o TryNinja que o preço pode variar conforme o cliente e as necessidades deles, mas quando eu estava focando mais em consultorias preferia subir o preço, atender menos pessoas e cobrava o mesmo para todas, pensava mais no preço da minha hora diretamente, já fiz uns pacotes com desconto para 5-10 horas de consultoria mas nunca foquei tanto nisso.
a maioria dos meus clientes de consultoria veio por indicação depois dos primeiros.
é um trabalho bem legal, apesar de limitado em termos de escala.
claro que rola de fazer "consultorias gratuitas" para amigos e família mas eu não chamo isso de consultoria na real... é diferente do que prestar um sereviço profissionalmente, mesmo que o conteúdo seja similar.