(...)
Confesso que essa é uma boa pergunta...
Se o empregador declara para receita que lhe pagou "x" em Bitcoin, um abraço, de qualquer forma você vai ter que declarar, mesmo você não convertendo ou não em BRL, pois automaticamente a receita federal irá cruzar esses dados.
Mas como você não deixou muito especificado (ou eu não entendi direito
), eu imaginei esse cenário
Ou.... caso ele não declara para a receita (como a maioria dos casos aqui no forum em relação as campanhas), na hora que você converter para BRL em alguma corretora brasileira, a receita já vai saber que tu tem cripto, pois a corretora irá de "dedurar" para a Receita Federal.
Eu acredito que sim, você terá que declarar para ""provar"" a licitude e a origem desse aumento do seu patrimônio.
obs: não vou me "alongar" muito nesse tipo de debate pois eu tenho um conhecimento muito limitado e com isso não gostaria de compartilhar algum tipo de informação errônea para vocês!
Mudando um pouco de assunto... (mas acredito que possa agregar ao post)
Conversei com um advogado no meu trabalho e quis tirar uma duvida relacionado a isso.
Eu perguntei, se por exemplo:
"Eu comprei Bitcoin em 2015 e hoje estou com 500 mil reais. Como eu poderia declarar/venda-los da melhor forma possivel e evitar o minimo de imposto".Ele respondeu que:
"Uma maneira interessante de realizar o lucro e de certa forma ""escapar"" da receita é, vender esses 500 mil reais para um amigo e ou conhecido que tenha interesse, e na hora de eu declarar a origem desse dinheiro eu teria que relatar que foi de doaçãoDe qualquer forma, é praticamente impossivel de escaparmos da Receita Federal, a unica forma que nos resta é descobrirmos a melhor maneira de pagarmos o menor valor de imposto possivel!
edit: Ahhh, quase ia me esquecendo, se caso acontecer algo parecido com vocês no exemplo que citei logo acima, existem grandes chances do banco congelar a tua conta praticamente na hora quando o dinheiro for depositado e o COAF também vai "entrar em ação"
Se você movimenta pouca grana na sua conta, e do nada "cai" 500 mil BRL nela, automaticamente o banco irá congelar e você será ""convidado"" até a sua agencia bancária para conversar e prestar esclarecimentos da origem desse dinheiro.