Esse artigo é Baseado na palestra de mesmo título criada por mim e pelo Gabriel Rhama para a campus party de Brasília1. Como o conteúdo é bem legal, achei que colocar ele por escrito seria também interessante. Pra facilitar, devo escrever em várias partes, uma pra cada um dos temas que abordamos na palestra.
IntroduçãoA primeira coisa que vem a mente quando falamos de criptomoedas
2 é descentralização
3. Criptomoedas são descentralizadas, Blockchain é consenso descentralizado. Mas o que isso quer dizer? Pra que serve isso? Porque isso é tão importante?
TCP/IP4Vamos voltar um pouco no passado e falar sobre a internet. Na década de 1960 o governo americano financiou um projeto de pesquisa para a criação de uma rede de computadores. Não é a primeira rede, já existiam outras, abrangendo universidades, empresas, etc. Essa nova rede tinha um objetivo específico: resistir a ataques nucleares que tirassem do um ou mais dos computadores envolvidos. Até então, as redes eram estruturadas de forma centralizada (um computador central que se comunica com vários terminais) ou hierárquica (sem apenas um computador central, mas computadores ligados de forma em que alguns são concentradores das informações vindas dos outros). redes com esses formatos são extremamente frágeis em caso de ataque. Atacando um único computador você interrompe toda a rede.
A Darpa
5, agencia de pesquisa do departamento de defesa dos EUA, junto com algumas universidades norte-americanas, desenvolveu então a ARPANET, e seu protocolo de comunicação, o TCP/IP. A ARPANET, que depois evoluiu e veio a se chamar Internet
6, usava de um protocolo descentralizado, onde nenhum computador é mais importante que o outro e onde os caminhos entre um computador e outro se adaptavam de acordo com a disponibilidade dos mesmos. Com isso, se um computador saísse do ar por qualquer motivo, os outros continuavam se comunicando normalmente. Não havia um ponto central de falha. Tínhamos ai o primeiro uso da descentralização: Resistência a falhas e ataques.
O TCP/IP Foi o primeiro passo em direção a descentralização, a
descentralização dos canais de comunicação.
Bitcoin78Em 2008, Satoshi Nakamoto
9 deu mais um passo em direção a descentralização: O Bitcoin
10. Bitcoin é uma moeda digital descentralizada que funciona sobre um protocolo criptográfico. Era logo depois da crise de 2008
11, onde os bancos haviam criado uma bolha econômica e depois recorreram aos governos dos seus países para evitarem a falência, enriquecendo com dinheiro público ao mesmo tempo em que transformavam em pó as economias da população. A ideia do Satoshi era dar ao cidadão comum uma alternativa ao dinheiro digital que não fosse controlada pelos bancos.
Não tenho certeza se o Satoshi tinha noção de quão revolucionário era o sistema que ele criou. Acredito que pra ele, era só mais uma evolução dos sistemas de moedas criptográficas que tinham vindo antes, como o bit-gold
12 ou o hashcash
13. Inclusive, muitas das ideias que ele usou foram tiradas dessas precursoras.
Com o Bitcoin, o Satoshi se aproveita de mais uma vantagem da descentralização: Resistência a censura. Os bancos não podem mais fechar sua conta e recusar seu crédito, eles não tem mais controle sobre seu dinheiro.
O Bitcoin trouxe a
descentralização do dinheiro!(...)
Leia o restante em
http://blog.girino.org/2018/07/27/descentralizando-tudo/