A subida das taxas de juros esta a ser generalizada em todo o Mundo, destacando-se os EUA e a zona Euro.
Normalmente quem sofre mais com este tipo de subidas, é quem tem créditos, em especial na habitação porque envolve valores mais altos. Mas, todos nós iremos sofrer de forma direta ou indireta com estes aumentos.
Perante este cenário, o que fazer?
Deixo aqui algumas dicas, que poderão ajudar a prever o impacto que vai ter na sua vida estas subidas, e como mitigar esse impacto:
Não superar 35% do seu rendimentoA soma dos seus créditos, nunca deve superar 35% do seu rendimento mensal. Esta talvez seja a melhor dica e a que devemos ter sempre em mente, de modo a não contrair mais créditos do que aqueles que podemos suportar. Por isso, sente-se e some todos os seus créditos e os seus rendimentos e verifique o peso que eles tem no seu rendimento, se tiver abaixo dos 35% já é muito bom.
Como existe previsões de aumento, pode usar esta ideia para perceber qual vai ser o impacto que isso vai ter nas suas finanças mensais, por ir fazendo as contas com outras taxas de juro. Por exemplo: Se pediu emprestado 1000$ a uma entidade, com uma taxa de juros de 12% ao ano ao longo de um ano (ou seja multiplicar por 1.2), o valor de juros cobrado será de 120$.
Renegociar créditosÉ recomendado regularmente rever os contratos de credito e tentar junto da entidade credora, em renegociar os créditos. Esta pode ser uma boa altura, para antecipar subidas maiores, e evitar sentir aumentos muito repentinos. Pode até mesmo verificar junto de outras entidades a possibilidade de transferir o credito, caso apresente melhores condições e se suportarem a transferência do mesmo.
Consolidar créditosSe tiver mais do que um crédito, pode ser uma boa altura para tentar juntar todos num. Normalmente isso irá ajudar a poupar dinheiro, visto que ficará a pagar juros sobre um único credito, em vez de pagar a mesma taxa de juros sobre dois ou três créditos. Por vezes existem empresas que podem ajudar nesse processo, será uma questão de avaliar qual é a solução que é mais vantajosa para si.
Amortizar créditosCaso tenha a possibilidade de fazer alguma amortização de credito, aproveite em faze-lo antes dos juros aumentarem ou de renegociar o crédito. Quando menor for o valor em divida, menor será a mensalidade, e isso poderá mitigar o aumento das taxas de juros.
Investir em ativos mais segurosSe tiver capital para investir, procure investir em ativos mais seguros, e investimentos a medio/longo prazo, como os certificados do tesouro dos Estados ou empresas americanas que procuram "regionalizar" ainda mais as suas cadeias de produção. Evitando mercados de ações emergentes. Investir em cripto é sempre um investimento de alto risco. Estas alturas de baixa do mercado, pode ser uma oportunidade para adquirir mais cripto com o mesmo capital de investimento. Mas, vai depender do nível de risco que esta disposto a correr. Não se esqueça: nunca invista mais do que esta disposto a perder.
O que acham destas dicas?
Que outras dicas, vocês aconselhariam?
___
Algumas das fontes utilizadas:
https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/comprar-vender-casa/noticias/juros-do-credito-habitacao-vao-subir
https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/mercados-moedas/noticias/2022/05/inflacao-e-subida-de-juros-boa-altura-para-investir
https://www.imovirtual.com/noticias/financas/calcular-taxa-juro