Segundo noticiado, autoridades do governo Dinamarquês elaborou um estudo, por meio do qual recomendam, dentre outras maneiras de se fazer incidir imposto sobre criptomoedas, imposto sobre ganhos não realizados.
Embora a informação não seja precisa, esta alternativa seria semelhante ao imposto sobre ganho de capital, incidindo, no entanto, sem que o proprietário faça a alienação da coisa.
Apresentam o estudo como uma medida que visa evitar que as pessoas sejam taxadas injustamente:
No relatório, o ministro das Finanças da Dinamarca, Rasmus Stoklund, disse que houve vários exemplos de investidores dinamarqueses em cripto sendo injustamente tributados sob uma abordagem comum de "imposto sobre ganhos de capital", e sugeriu que novas regras fiscais deveriam encontrar uma forma mais "simples" de tributar criptoativos. Há muita gente dizendo que a medida já valerá em 2026 - no entanto, ao que parece, trata-se apenas de um estudo e a legislação pertinente ainda precisa ser criada.
Fonte:
https://br.cointelegraph.com/news/denmark-propose-bill-to-tax-unrealised-crypto-gainsPs.: Eu até compreendo que alguns casos em que há a tal da função parafiscal, mas esta onda de buscar fazer incidir mais e mais tributos pode acabar tornando inviável ter criptos (embora dentro da legalidade).