Se este tipo de shitcoins realmente pegar, qual será a função dos bancos tradicionais no meio disto tudo? Pelo menos aqui em Portugal eles têm quase um sistema financeiro só deles. Eles pagam os vencimentos dos colaboradores, pagam as reformas deles, etc, tudo. Se isto destas CBDCs realmente for para a frente, parece-me que o papel dos bancos fica muito, mas muito mais reduzido na sociedade.
Pois é. Não tenha dúvidas de que esse ponto trava o desenvolvimento das CBDCs.
Os bancos não querem perder a fatia deles do mercado, e a sociedade também não quer isso. Se o bancos perdem o lucro, eles podem começar a quebrar.
Quem quer ver bancos quebrando? Corridas bancárias, bancos dando calotes nas pessoas?
Então, eu acredito que a entrada das CBDCs no mercado será muito timida, e irá acontecer aos poucos.
Exacto. Embora isso já aconteça actualmente. Quero dizer, bancos a irem à bancarrota, a abrirem insolvências e ficar o povo sem o dinheiro ou com compensações que não cobrem sequer os investimentos iniciais de quem lá tinha o dinheiro. E não só, como acontece em Portugal, quando um grande banco vai ao charco, o estado investe biliões com a desculpa que se não investe, seria muito mais nefasto para a economia do país e bla bla bla. Mas é sempre o mesmo a pagar as falcatruas desses filhos da puta. Exemplo: BES (banco privado) e TAP (companhia aérea).
Ou seja, para já, basicamente o mesmo que os bancos normais fazem, só que aqui, provavelmente controlado directamente pelo estado em vez de ser por um qualquer banco.
E agora pensei noutra questão. Se este tipo de shitcoins realmente pegar, qual será a função dos bancos tradicionais no meio disto tudo? Pelo menos aqui em Portugal eles têm quase um sistema financeiro só deles. Eles pagam os vencimentos dos colaboradores, pagam as reformas deles, etc, tudo. Se isto destas CBDCs realmente for para a frente, parece-me que o papel dos bancos fica muito, mas muito mais reduzido na sociedade.
Mas na realidade é isso que os bancos centrais querem fazer.
Alias, o mesmo já foi deixado subliminarmente com relação ao que o BCE quer fazer com o "Euro Digital".
Já ouvi alguns comentadores e analistas, a falar que neste momento as decisões no Parlamento Europeu estão muito controlados pelos lobbys financeiros, e que isso tem de mudar. Como achas que eles irão fazer isso? Com as CBDCs.
A ideia é clara: o Estado quer deixar de depender de terceiros (banca) para lidar com o dinheiro, que em teoria é deles.
E fazer isso até é mais fácil do que parece. Basta desenvolver uma boa app financeira. Com a app o utilizar pode controlar todo a sua conta bancaria, que esta no Banco Central, receber/enviar dinheiro, pedir creditos, pagar contas, etc. Tudo isso com a vantagem, que não tem de pagar taxas para nada.
O cidadão comum, facilmente vai mudar para essa app, deixando a banca tradicional para trás.
Sim claro. O que a banca ainda não tem acesso directo é à impressão do dinheiro e à quantidade a imprimir, porque de resto, já fazem tudo isto que acabámos de falar. Para estas duas acções temos o BCE e o BdP. No caso do BdP, é a entidade do estado que faz a ligação entre estado e banca.
No caso de as CBDCs se apoderarem da sociedade em massa, das duas uma: ou o estado constrói a sua própria banca para fazer o que os bancos provados fazem agora (e na verdade a CGD é um banco do estado, já) ou então a banca tradicional terá que arranjar forma de abrir competição contra a hipotética banca do estado. Não faço ideia sob que forma, mas não estou a ver um sector da ecoonomia tão poderoso como é a banca, simplesmente a sucumbir às CBDCs e ao estado!