Para quem não está entendendo, quero saber se tem como converter a chave privada de um endereço segwit exportada no bitcoin core para o formato WIF que a electrum aceita, visto que a electrum tem seu próprio formato de chaves privadas segwit, objetivo: se eu quiser importar uma chave privada de um endereço segwit do btc core para a Electrum e vice-versa.
Vi também que cada endereço segwit tem um redeem script, será que esse redeem script é necessário para fazer isso, ou resgatar fundos de um endereço segwit caso a outra carteira não reconheça as chaves privadas do formato da Electrum?
Olha, eu nunca usei electrum nem core. Eu uso samourai e ledger nano, as duas tem suporte para segwit e funcionam do mesmo jeito.
Mesmo assim, acredito que consigo te ajudar.
Existem 3 endereços:
- Legacy, não-Segwit, são os endereços que começam com 1. Esses são compatíveis com todos as carteiras.
- Segwit P2SH, são os que começam com 3. São compatíveis com os endereços legacy, e uma carteira não SegWit pode receber e enviar BTC para esses endereços. São endereços numa fase de transição.
- Segwit Bech32, são os que começam com bc1, são o novo tipo de segwit, não são compatíveis com as carteiras Legacy. Até o momento que eu saiba somente as carteiras core e Electrum usam
Ou seja, se você tiver a chave privada de qualquer dos dois primeiros tipos, você pode recuperar em qualquer carteira no mundo. Eu recomendo que você não use o terceiro tipo, por daí você só poderá enviar ou receber para/de endereços segwit
Voce tem o Seed (recovery phrase)? É uma sequencia de palavras. Com a Seed deve ser extremamente simples, provavelmente só inserir ela no electrum.
É possível enviar de endereços segwit bech32 para endereços "legacy" e etc sim, o problema é em receber visto que a maioria das wallets ainda não dão suporte ao SegWit bech32
Ou seja, se você tiver a chave privada de qualquer dos dois primeiros tipos, você pode recuperar em qualquer carteira no mundo.
Aí que está o problema meu amigo, as privkeys dos endereços segwit da electrum não são compatíveis na wallet do bitcoin core, pois o formato WIF delas são diferentes (novos, digamos assim) e as chaves privadas dos endereços segwit do bitcoin core são a mesma coisa que dos endereços legacy, quando vc importa a chave de um endereço segwit do core para o electrum, vai aparecer um endereço legacy em vez do formato segwit.
Voce tem o Seed (recovery phrase)? É uma sequencia de palavras. Com a Seed deve ser extremamente simples, provavelmente só inserir ela no electrum.
Sem dúvidas, com o código mnemônico é mais simples, porém a wallet do bitcoin core não tem implementação BIP39 (geração de códigos mnemônicos de 12 - 24 palavras) em vez disso ela tem a master private key (xprivkey) que fica encriptada no arquivo wallet.dat, a xprivkey é praticamente é a mesma coisa dos códigos mnemônicos, ambos tem a mesma função que é a de recriar uma carteira.