Ao meu ver não é tanto problemas morais e sim problemas criminais e processos na justiça. Dinheiro não cai do céu. De repente, esse dinheiro vem do pagamento por engano de um Ransomware. Imaginou a dor de cabeça que você teria, tendo de explicar que você não tem nada a ver com o crime ? Advogado custa caro. Processos criminais são longos e desgastantes. Tem que pesar tudo isso.
Paredao, você já esta a navegar muito.
A brincadeira é ninguém saber que esse endereço e seu.
Por sua vez, mesmo que fosse esse o cenário, iria sempre ter o mesmo problema: provar que não tem nada haver com o crime. Mesmo que devolvesse logo o dinheiro.
Aqui há uns anos recebi dinheiro de IRS sem saber como nem porquê. Não pensei duas vezes e comprei logo um telemóvel na altura. E o que restou já não sei o que fiz. Só mais tarde, uns meses talvez, percebi porque é que tinha recebido aquele valor. A razão foi que me enganei a preencher um campo nos papéis do IRS e aquele valor foi devolvido na íntegra. Mas na altura, como não sabia o que era aquele valor na minha conta, fui ao branco perguntar e eles é que me informaram que era devolução do IRS. Quando fui ver os papéis vi que o que tinha recebido coincidia exactamente com o tal valor que me tinha enganado nos papéis... Mas naquela altura nem pensei duas vezes: vou já gastá-lo antes que mo venham pedir e o tenha que devolver. lol
Tens a consciência, que se esse valor tivesse transferido para ti por engano, queres tenhas gasto quer não, serias obrigado a devolver.
Ou foi enviado para um endereço que só você sabe que é seu (teoria)?
A ideia deste "E se..." é neste cenário, cair num endereço que teoricamente só você sabe que é seu.
Probabilidade de isso acontecer? Muito remota... para pena de muitas pessoas aqui. Agora fazem-se de "certinhas", mas na realidade ficavam com o BTC.