O mercado das obras de arte é dos melhores mercados para lavar dinheiro, ou guardar dinheiro. Claro, que quem compra obras de arte, não tem apenas o objetivo de "lavar dinheiro" (e muitos não tem esse objetivo!), depois será o estatuído sociocultural ou socioeconómico.
Cara, isso aqui é um aspecto realmente importante, que as vezes esquecemos quando pensamos apenas no valor dos NFTs. Mas arte sempre foi uma forma de acessar poder.
Podemos por exemplo pensar na história dos Medici, que foi uma família que era apenas comerciante mas que conseguiu governar Florença, mesmo sem ser parte da monarquia e em grande parte, a ascensão política deles foi baseada na entrada e financiamento dos circuitos artisticos e intelectuais da época.
E entre os artistas que eles financiaram, está Michelangelo e Leonardo da Vince. Mas eles foram conhecidos por colecionar muuuitas obras historicamente importantes, fundar uma escola de artistas. Através da ascensão financeira do comércio e da entrada nos circulos artisticos e cultos, eles conseguiram cada vez mais ser aceitos nos ''grandes clãs da sociedade''.
Acho que talvez esse seja o caso mais conhecido da arte como poder, mas existem infinitos outros casos e o que vamos com os NFTs é a mesma coisa. Ter um NFT de determinada coleção é antes de tudo, uma questão de poder, de status.