Author

Topic: Emissão de CO2 x Mineração (Read 212 times)

member
Activity: 264
Merit: 16
October 01, 2018, 12:22:33 AM
#4
Discordo de tudo que estão a falar sobre insustentabilidade energética.

A mineração será cada vez mais competitiva e para isso a mineração terá que passar por energias renováveis e por aquilo que eu chamo de mineração limpa independentemente de ser energias renováveis ou não.

E que é isso de mineração limpa sem usar energias renováveis?

Mineração limpa é utilizar-se o calor produzido pelas máquinas de mineração para fins industriais.

Em muitos ramos de indústria há necessidade de gerar calor, esse calor gerado pelas máquinas de mineração pode ser aproveitado industrialmente.

Prevejo que haja uma aplicação massificada de máquinas de mineração bitcoin em todas essas indústrias.

Deixo aqui o exemplo do aquecedor minerador que já foi inventado:

https://portaldobitcoin.com/empresa-francesa-cria-aquecedor-que-minera-bitcoin/

A seguir teremos o fogão elétrico minerador, a torradeira mineradora e muitas outras coisas mineradoras se seguirão.

Se em vez de aquecedores elétricos convencionais tivessemos aquecedores mineradores de bitcoin a energia elétrica que se gasta a nível mundial seria mais que suficiente para suprimir as máquinas de mineração e conseguiamos aquecer as casas provavelmente sem gastar dinheiro!

O futuro passa por aqui, POW é uma invenção genial, como é que vocês querem afirmar que X moeda vale X euros sem POW?

Se dizem que o bitcoin é uma bolha em que temos que gastar rios de dinheiro para o produzir então o que diriam de uma moeda que se fabricava do ar como RIPPLE ou EOS?

O Satoshi Nakamoto pensou em tudo, POW é o que faz mais sentido para criação do dinheiro, depois para apenas fazer transações o bitcoin tem layer2 Lightning Network que já não gasta energia em massa.

Se criarem uma moeda que criar/cunhar/minerar não gasta energia então vai haver 1 milhão de moedas!

hero member
Activity: 1078
Merit: 529
September 27, 2018, 08:58:47 AM
#3
É exatamente por isso que o POS e outras formas de prova estãop ficando cada vez mais forte, inclusive eu acredito que o POW pode acabar justamente por ser inviavel ecologicamente.
copper member
Activity: 238
Merit: 2
September 18, 2018, 11:17:31 PM
#2
Esse é um tema muito importante sobre as criptomoedas: o consumo de energia elétrica decorrente da mineração.Ver que essa atividade supera o consumo energético de países inteiros é surpreendente e alarmante ao mesmo tempo.

Logicamente pro Bitcoin se tornar mais acessível às massas, essa questão vai precisar de uma outra abordagem. As fontes renováveis de energia devem ganhar um papel cada vez maior nessa equação.


jr. member
Activity: 31
Merit: 2
September 17, 2018, 09:08:05 PM
#1
Embora 2018 seja um ano em que as principais organizações ambientais estejam se preocupando com a redução do uso de plástico,  o chefe da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, cobrou que países e setor privado acelerassem esforços contra as mudanças climáticas, além disso afirmou que a poluição do ar e da água, mudanças climáticas e a perda da biodiversidade global ameaçam tanto as gerações presentes, como as futuras. A preocupação ambiental tem aumentado ao longo das décadas e não é difícil encontrar anúncios como esse, cujo objetivo é demonstrar a importância de reduzir a emissão de gazes na atmosfera que auxiliam nas mudanças climáticas. Diversas organizações se preocupam com o meio ambiente, o planeta que iremos deixar para a geração seguinte.

A mineração pode consumir mais energia do que pequenos países como a Bulgária por exemplo. O bitcoin sozinho suga 0,12% da eletricidade do planeta, sendo que para cada moeda garimpada são emitidas na atmosfera entre 24 e 40 toneladas de CO2. O Bitcoin está em 43º lugar entre os maiores consumidores de energia do mundo, entre a Colômbia e a Suíça. Ressaltando que isso é apenas para o Bitcoin, não levando em conta as demais criptomoedas.

Sabendo da emissão de CO2 causada pela mineração e a preocupação ambiental que aumenta a cada década, eu pergunto, isso pode interferir futuramente no valor das criptomoedas, na importância das mesmas? Como isso pode interferir no mercado cripto?


Fontes: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/23/internacional/1511450574_320432.html
https://nacoesunidas.org/relator-e-chefe-ambiental-da-onu-cobram-reconhecimento-do-direito-humano-a-um-planeta-saudavel/
https://www.bitcoinbrasil.com.br/mineracao-no-bitcoin-vai-acabar/
Jump to: