Ah então quer dizer que, fora a privacidade, não tem nenhum outro problema eu usar sempre um mesmo endereço? É que pretendo criar um site e quero deixar um endereço fixo para donativos.
Agora outra pergunta....o blockchain contém informações publicas? Quer dizer qualquer um pode ver aonde eu gastei determinado dinheiro?
Respondendo sua nova pergunta: Sim. Essa é a solução encontrada (até o momento) para garantir a segurança dos usuários da rede Bitcoin.
Por que?
Porque,
grosso modo, o blockchain é justamente um "registro público" de todas as transações havidas na rede Bitcoin. Cada transação é registrada na forma de um "bloco" (
block) encadeado com as transações que lhes são anteriores, como um elo, para formar uma "corrente" (
chain), conforme expliquei
num post anterior. Motivo: evitar o
double spend ou "duplicidade de gasto".
Esse registro público, o blockchain, é uma idéia revolucionária, pois é
descentralizado. Isso que dizer que a tecnologia do blockchain possibilitou que o registro das transações não precise de um servidor central, (centralizando a rede). O registro está espalhado (clonado) nos computadores dos diversos usuários (nodes), o que torna a rede resiliente, resistente a ataques, pois, se fosse dependente de um servidor central, sendo esse servidor eventualmente atacado e comprometido, toda a rede ficaria comprometida. Mas por ser descentralizada, um ataque a quaisquer dos nodes não é capaz de comprometer a rede. Por isso a rede Bitcoin é forte, e ninguém, nem nenhum governo ou banco, ou hacker, pode atacá-la com sucesso.
Quando o usuário opta por usar o cliente completo, que demanda a sincronização, ele está se voluntariando para ser mais um node que dará mais força à rede como um todo.Ou seja, o blockchain contém informações públicas sim, de forma a garantir que ninguém vai gastar duas vezes o mesmo dinheiro, pois uma vez efetuada uma transação, e ela recebe as
confirmações publicamente, torna-se conhecida, e não se tem mais como voltar atrás.
Agora, havendo a preocupação ou a necessidade de privacidade ou anonimato (que aliás é um direito de todo cidadão o seu sigilo financeiro, bancário, fiscal... sua privacidade). Existem várias soluções para o Bitcoin. (E também existem algumas altcoins em vias de desenvolver novas tecnologias que garantam esse necessário sigilo).
Obs.
Sobre sigilo, leia um pouco mais aqui.