Na sequencia de
outro tópico, onde se mencionou que o Bitcoin é descentralizado, gostaria de debater sobre o nível de centralização do Bitcoin.
É um facto inegável que o Bitcoin em si é descentralizado, isso nem se coloca em causa.
Mas, a forma como todo o ecosistema esta montado a volta do Bitcoin e a forma como a maioria das pessoas usam o Bitcoin, tornam o Bitcoin cada vez menos descentralizado.
Temos as exchanges, temos as grandes empresas de mineração, temos os ETFs e muitos outros operadores, que concentram um grande impacto sobre o Bitcoin, mas são tudo menos descentralizados.
Estará o Bitcoin na pratica a ficar "centralizado"?
O que acontecera a tão conhecida descentralização do Bitcoin, quando os serviços centralizados tiverem mais envolvidos com todo ecossistema?
Uma coisa é certa! Ninguém quer que o Bitcoin morra, e o motivo pra isso não é a sua tecnologia e sim a grana que isso lhes custaria.
Para manter o Bitcoin vivo é preciso manter a descentralização pois essa é a sua principal premissa e também o que lhe dá segurança.
Na questão de mineração os próprios pools se controlam para que esse problema não ocorra e se não me engano, hoje, ais de 50% da mineração está concentrado entre BTC.com, ViaBTC, AntPool e SlushPool talvez?
Centralização em exchanges eu acredito que não é um problema, pois com tantos golpes, quebras de exchanges, invasões e confiscos a galera já entendeu que exchange não é carteira.
Mas oque preocupa é grande quantidade de Bitcoin que está sendo adquirido via ETF... algo que certamente alavancou a adoção do Bitcoin mas que coloca muita grana nas mãos de poucos.
De toda forma, encontrei um gráfico que traz bastante conforto para quem está preocupado com isso: