Essa "centralização" pode aumentar com o halving.. tem muitas mineradoras pequenas que podem ser adquiridas por grandes enquanto suas receitas caem..
A Hut8 e a USBTC já fizeram um M&A antecipado, por exemplo:
https://hut8.com/2023/11/30/hut-8-corp-hut-8-and-usbtc-announce-completion-of-business-combination/Quero ver o que acontecerá com as ações dessas empresas após o halving.. afinal o lucro delas vai cair bastante.
Sobre as pools, não me preocupo tanto.. caso surgir um problema, basta os mineradores migraram para outra pool.
Atualmente uma coisa já está ligada a outra. Por maior que seja uma empresa de mineração, trabalha sempre numa pool.
Por exemplo a Foundry, a maior pool de mineração. Representa praticamente 30% do poder de hash. Sendo uma pool fechada, quantos mineradores tem? 5, 10, 100? Não sabemos (eu não encontrei essa info). Até pode ser uma empresa mineradora, camuflada de pool.
Depois temos a AntPool, a segunda maior pool, com +26% do poder de hash. Tendo em conta que é a pool da maior empresa que fabrica equipamentos de mineração, não deverá ser complicado alimentar o poder de hash, mesmo saindo "pequenos" mineradores.
Com o aumento do custo da energia, em especial na Europa, e a redução da recompensa por bloco (apesar da aumento das taxas e valorização do Bitcoin), os mineradores amadores ou mais pequenos, tendencialmente começaram a desligar as maquinas.
Por sua vez, as empresas de mineração, vão querer sempre estar na pool que encontra mais blocos, para garantir maior rentabilidade. Isso leva a que a mineração começa-se a concentrar em poucas pools. E se o principal foco é a rentabilidade, e não a mineração pela rede (como acontece com os amadores e pequenos mineradores), deixa de ser relevante os "esquemas" que a pool monte para aumentar os ganhos.