Segundo o SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), visto que o maior numero de nodes da rede Ethereum estão nos EUA, a mesma deve ser regulada e supervisionada pelo regulador.
A SEC parece estar tentando propor que, por conta dos Nós de validação do Ethereum atualmente operarem mais nos EUA do que em qualquer outro país, todas as transações do Ethereum globalmente devem ser consideradas de origem norte-americana. Atualmente, 45,85% de todos os Nós Ethereum operam a partir dos EUA, de acordo com o Etherscan. Em comparação, a segunda maior densidade de Nós está na Alemanha, com apenas 19%.
Para o SEC atividade na rede Ethereum é comparável atividade bolsista, e por isso deve regular essa atividade, incluindo os NFTs e DeFi que estão suportados na rede.
Se a SEC conseguir classificar a atividade no Ethereum como sendo igual à de uma bolsa de valores americana, isso equivaleria ao órgão regulador exigir jurisdição sobre toda a atividade na rede Ethereum — ostensivamente descentralizada. Se isso acontecer, teríamos uma escalada no papel da SEC na supervisão tanto do Ethereum, especificamente — onde a maioria das atividades de NFTs e da DeFi ocorrem—quanto dos criptoativos como um todo.
Ao que parece esta ideia, surgiu pouco depois do Merge ter acontecido, quando "o presidente da SEC, Gary Gensler, insinuou que a transição poderia aproximar a Rede da definição de um valor mobiliário aos olhos do governo."
Fonte:
https://portaldobitcoin.uol.com.br/eua-querem-supervisionar-todas-as-transacoes-mundiais-da-rede-ethereum/Qual é a vossa visão sobre este assunto?
Será que o SEC vai conseguir atingir este objetivo?