Tirando os EUA, nenhum outros país do mundo, consegue fazer isso que dizes, sem ficar com mais problemas dos que já tinham.
E a Inglaterra (que inclusive se recusou a fazer parte da zona do euro para manter sua moeda), o Japão, Coreia do Sul, Austrália, Canada e por aí vai...
Na verdade é o contrário Joker: Só a União Europeia (e só a zona do euro) não faz isso.
Eu não conheço muito bem a situação aí em termos de política, mas eu já vi pessoas comentando na internet que existe aí um problema de representatividade na uniao europeia. As eleições não são diretas, as decisões são tomadas lá em cima e vao caindo de cima pra baixo, etc. Diferente dos EUA, onde os Estados tem muito poder e as decisões acabam vindo, muitas vezes, de baixo pra cima.
de qualquer forma esse tema é bem polêmico, e eu, pessoalmente, não gostaria de nenhum país de outro continente controlando as regras básicas da economia do meu país. Apesar de que isso até poderia ser bom pq nossos políticos são mais bandidos do que o de vocês rsrs
Mas é nesse sentido que digo, que esse tipo de situação só prejudica o País, e pode criar um ciclo vicioso igual ao da Venezuela. Eles agora não têm como acabar com o problema da inflação.
E nada garante que um super poder lá em cima que controle a moeda de muitos países não possa também fazer cagadas na economia por motivos mesquinhos. Na minha opinião, quanto menos poder os politicos tiverem, melhor. Imagina um político que domine não apenas um país, mas um continente inteiro.
Como Tolkien disse: "O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente".