Então cada pool recebe um bloco diferente. Pensei que todas competissem minerando o mesmo bloco
Do artigo:
Os mineradores estão o tempo todo monitorando a rede Bitcoin, “ouvindo” as transações anunciadas por outros computadores e selecionando quais transações incluirão no bloco que estão tentando criar.
Ao mesmo tempo, os mineradores tentam encontrar a solução para um problema matemático, que depende dos dados das transações selecionadas por eles. Uma característica importante desse problema é que ele é muito difícil de resolver, mas é fácil conferir se uma resposta é correta ou não. Além disso, a dificuldade desse problema é automaticamente ajustada pela rede Bitcoin, de modo que a solução só seja encontrada por alguém, em média, a cada 10 minutos. Ou seja, quanto mais computadores passam a tentar resolver o problema, mais difícil ele fica.
Enquanto registram transações e tentam resolver o problema, os mineradores ainda não estão alterando o blockchain. É como se eles estivessem escrevendo páginas de rascunho do livro-caixa. Quando um minerador encontra a solução do problema, ele anuncia o novo bloco para toda a rede Bitcoin e todos os outros mineradores conferem se ele de fato acertou a resposta. Em caso positivo, o novo bloco se torna parte oficial do blockchain, e o processo se reinicia, com todos os mineradores tentando gerar o bloco seguinte.Então todos os pools competem
tentando minerar o mesmo bloco, sim. Quando um pool consegue, todos os pools enxergam esse novo bloco como parte do blockchain, e passam a competir pela mineração do bloco seguinte. Seu pool consegue minerar um bloco a cada 12 horas, mas reconhece a existência dos outros vários blocos minerados por outros pools durante esse tempo todo.
Então devo pausar meu trabalho pra ver se o nonce achado está certo e se uma das 10 transações que eu escolhi para minerar está nele. Se tiver, tenho que colocar outra.
Está certo esse meu pensamento?
Se alguma das 10 transações estiverem nele, você as
retira do próximo bloco que tentará minerar, pois já estão no blockchain. Na prática, provavelmente todas elas já estarão no bloco minerado pelo outro pool, então você vai começar do zero, adicionando a esse seu novo "candidato a bloco" as novas transações que aparecerem na rede desde a criação do último bloco.