Os contratos inteligentes são contratos baseados na tecnologia blockchain. Não há necessidade de controle e participação de ninguém para sua execução.
A essência da cadeia de blocos.
Antes de falar sobre contratos inteligentes, precisamos entender o conceito de cadeia de blocos. Esta é uma base de dados descentralizada (distribuída através de uma rede de computadores), perfeitamente protegida contra hackers. As informações não são armazenadas em um servidor compartilhado e a velocidade de processamento é muito alta.
Simplificando, o bloco é análogo ao diário digital de registro contínuo, no qual todas as transações concluídas anteriores são registradas na ordem dada. Eles formam blocos com um carimbo de data / hora e uma referência ao bloco anterior. No exemplo da moeda eletrônica, a cadeia de blocos está rastreando durante cada transferência quanto dinheiro está na carteira de cada usuário, controlando assim a criação de novas moedas e prevenindo a inflação.
A essência do processo deu o nome à tecnologia. “Bloquear” representa cada novo “registro” e “cadeia” — a totalidade deles, a lista de operações.
O uso da criptografia garante um alto grau de segurança. Ninguém pode fazer alterações nos blocos antigos — apenas a função de atualização está disponível, que é realizada em cada transação. O usuário tem a capacidade de alterar apenas os “registros” aos quais ele / ela tem acesso através de chaves privadas especiais.
A tecnologia fornece sincronização de cópias de cadeias de blocos para todos os participantes do processo.
Em comparação com os sistemas usuais, a cadeia de blocos é mais rápida, mais conveniente, mais segura e confiável, e os contratos inteligentes auto-executáveis digitais foram desenvolvidos por sua base.
Como funcionam os contratos inteligentes?
Os contratos inteligentes que utilizam a tecnologia de cadeias de bloco descentralizadas não envolvem terceiros que atuem como garantes da transação. Com a ajuda de contratos inteligentes, as partes realizam transações financeiras — a troca de imóveis, ações ou recursos financeiros — sem intermediários, que exigiriam o pagamento de seus serviços. Você pode esquecer a papelada e eliminar o risco de cometer erros ao preencher manualmente vários formulários.
Os contratos inteligentes digitais funcionam com base no princípio das máquinas de venda automática: você “joga” uma moeda (moeda eletrônica ou recurso) em uma “máquina automática” (programa especial) e você recebe imediatamente o produto solicitado.
O sistema contém dados sobre as obrigações das partes e penalidades em caso de violação. As informações são armazenadas em uma forma criptografada e duplicadas em um registro descentralizado uma e outra vez, o que é uma garantia de confiabilidade e não dá a oportunidade de fazer mudanças.
O programa rastreia a implementação completa das condições acordadas e decide automaticamente se o bem passará ao seu futuro proprietário ou retornará ao proprietário original (se uma das condições não tiver sido cumprida).
Tipos de Contratos Inteligentes
Os contratos inteligentes são divididos em dois tipos: condicionado e incondicionado, dependendo das condições para sua implementação.
Contrato inteligente condicionado
Lê dados da cadeia de blocos. Esta pode ser uma transação específica, a altura do bloco, a implementação de outro contrato, etc. As transações de pagamento com loterias com assinaturas múltiplas e prováveis são encaminhadas aos contratos inteligentes condicionados.
Contrato inteligente incondicional
Este tipo de contrato inteligente usa informações localizadas fora da cadeia de blocos. Existem muitas opções: resultados de corridas de cavalos (apostas esportivas em geral), resultados eleitorais, previsões meteorológicas — qualquer coisa. Para concluir tais contratos, é necessário um oráculo confiável — um link intermediário entre o bloco e o mundo real. A Oracle é fornecedora de informações verificadas que desencadeiam um contrato inteligente incondicional.
Não só uma pessoa em particular pode atuar como um oráculo, mas também uma equipe de titulares de tokens, entre os quais é votado o resultado do evento. Este sistema descentralizado é usado no mercado de previsão de Augur, desenvolvido pela Ethereum e na plataforma FirstBlood, que permite que os jogadores ganhem recompensas por ganhar jogos.
Como os contratos inteligentes podem mudar a vida?
Os contratos inteligentes têm um ótimo futuro. A preparação de seus modelos pode ser feita por advogados profissionais.
Logística e Abastecimento
O sistema de suprimento é bastante simplificado quando a aprovação de múltiplas formas não é necessária em várias autoridades. Como resultado, as empresas não sofrem perdas e estão protegidas de possíveis fraudes.
O contrato inteligente permitirá que cada jogador no mercado participe das entregas para verificar o fato do desempenho da tarefa e acompanhar o recebimento dos pagamentos. Assim, ao confirmar o pagamento pela entrega de mercadorias no serviço de correio, o produtor da mercadoria pode começar a produzir uma nova unidade instantaneamente.
Eleições
Os contratos inteligentes podem reduzir a zero a probabilidade de interferência no processo de votação. As vozes dos eleitores são adicionadas à lista descentralizada, que não pode ser descodificada — não há nenhuma técnica com tais capacidades computacionais.
Transporte
Este sistema pode ser usado para criar veículos auto-conduzidos ou auto-estacionamento. Os contratos inteligentes também podem descobrir se o sensor ou o motorista foram a causa do acidente. Graças a eles, as companhias de seguros determinarão facilmente o montante das contribuições, com base nas condições de uso do transporte.
Gerenciamento
Na preparação de contratos conjuntos e independentes, a tecnologia blockchain eliminará as interpretações multivariadas e assegurará a transparência do registro.
Outras áreas
Em empréstimos e contabilidade, contratos inteligentes ajudarão a avaliar riscos e realizar auditorias em tempo real. Eles são capazes de regular uma série de contratos: arrendamento (se não houver pagamento por um mês, a porta de entrada está bloqueada) e empréstimos (se o pagamento for atrasado, o carro não iniciará).
Finalização: o uso de contratos inteligentes é limitado apenas pela nossa imaginação e capacidades técnicas.
https://www.fortyseven.io/