Author

Topic: função hash para iniciantes (Read 145 times)

jr. member
Activity: 98
Merit: 1
November 05, 2020, 07:00:41 AM
#3
bom dia, obrigado pela explicação, porém pensei aqui uma coisinha bem básica, somos e ficamos totalmente dependentes nas mãos dessas "hash", aparentemente uma determinada senha que por mais simples que seja é resultado de uma cadeia complexas de hashs e coisas afins.

Estudar nunca é demais e nas simplicidades da vida, descobrimos o belo do complexo, na aceleração dos dados e da vida que acaba nos consumindo.

Abraço 
full member
Activity: 1232
Merit: 143
September 03, 2020, 03:19:08 PM
#2
Bem interessante esse topico seu mas se uma pessoas cair aqui de paraquedas pesquisando sobre isso ela sairia sem entender porque algumas expressões usadas são bem complicadas. Tem um trecho em inglês também mas acho que isso foi proposital, ou não?Enfim meritado.
legendary
Activity: 1582
Merit: 1284
August 01, 2020, 06:57:31 AM
#1

aviso Legal: Algumas informações podem estar erradas. Confira.


Índice

      1. Introdução
      2. Hash de Bitcoin
      3. Como a função hash funciona?
      4. Hash SHA-1, SHA-2 e SHA-256
      5. Sua utilidade?
      6. Função hash com mineração



Introdução

Se você enviou alguns Bitcoins ou perguntou como eles funcionam, notará a palavra "algoritmos de hash criptografados" ou "hashes de Bitcoin" ou algum vocabulário técnico como "SHA-1, SHA 256,e RIPEMD".
Não há dúvida de que você está ciente das funções de hash, mesmo que não as execute, você as utiliza diariamente e sempre que cria uma conta de usuário em um site, sua senha atua como um ponto de entrada para a função de hash.



Hash de Bitcoin

The hash function is a calculation that aims to generate a fixed-size output from a variable-sized input after it performs an operation (known as hash functions (implemented as hashing algorithms)) on it.
Sempre obteremos o mesmo hash dos mesmos dados, mas modificamos os dados mesmo que um bit mude completamente o hash.
Geralmente é escrito em hexadecimal.
Muitas vezes projetadas como funções unidirecionais, é muito fácil criar a saída a partir da entrada, mas é relativamente difícil seguir na direção oposta.



Como a função hash funciona?

Vamos voltar ao exemplo da criação de uma conta da Web. Quando você cria uma nova conta, a senha funciona através da função "hash" e é armazenada no servidor. Quando você deseja efetuar login novamente, a própria função de hash é ativada e o servidor verifica se o resultado corresponde ao valor armazenado.


O mesmo se aplica ao Bitcoin. Os tamanhos potenciais para cada algoritmo de hash são sempre constantes. Por exemplo, o SHA-256 produz saída de 256 bits, enquanto o SHA-1 sempre produz resumo de 160 bits.

Vamos tentar com alguns exemplos:

Code:
Input: Husires
Output: 198d93f2c0bff9767d4cdc047f2191b0921d81e410c10c0744311fadfdb516f9
Input: husires
Output: 3121cef89f206bef49882eb1aeb63a9e1d3e35075c27df817f5096dc84c2511a



Hash SHA-1, SHA-2 e SHA-256

SHA significa algoritmo de hash seguro, os números mostram as diferenças entre eles (como criar o hash resultante dos dados originais) e o comprimento do bit da assinatura.

SHA-1 é um hash de 160 bits.
O SHA-2 tem vários comprimentos, mas o mais famoso é 256 para "SHA-2", "SHA-256" ou "SHA-256 bits".

O bit contém dois valores possíveis: 0 ou 1. Ele nos fornece o número de valores possíveis que o número de bits aumenta.

É claro que pode ser resolvido, mas precisa de muita capacidade de processamento, o que significa que as novas moedas estão minerando por um longo período de tempo, não de uma só vez, para que a rede ainda demore cerca de 10 minutos.



Sua utilidade?

Existem muitas áreas, como análise de arquivos grandes, gerenciamento de dados e aplicativos de segurança da informação, mas nos limitaremos às btc e aos papéis que elas desempenham no processo de mineração e à criação de novos endereços e chaves.

Como criptomoedas dependem deles para confirmar registros e correlações de cifras entre cada bloco.
Da mesma forma, para quebra-lo, são necessárias tentativas de força bruta. Para obter a declaração correta, você pode incluir quais são as entradas por tentativa e erro de saída correspondente.





Função hash com mineração

Podemos usá-lo em muitas áreas, como verificação de saldos, divisão de transações em um bloco para formar uma árvore Merkle e muito mais.
hash começa com um número de zeros. O número de zeros determina a dificuldade de mineração e varia de acordo com a taxa de segmentação da rede (o protocolo Bitcoin facilita a manutenção do tempo médio do bloco de mineração em 10 minutos, ajustando a dificuldade de mineração).
Portanto, não há necessidade de encontrar colisões.



Fontes
Code:
https://www.youtube.com/watch?v=0WiTaBI82Mc
https://www.youtube.com/watch?v=mMxkxwPSfvo
https://en.wikipedia.org/wiki/Cryptographic_hash_function
https://www.thesslstore.com/blog/difference-sha-1-sha-2-sha-256-hash-algorithms/
https://xorbin.com/tools/sha256-hash-calculator
https://bitcoinexchangeguide.com/bitcoin-hash-functions/
https://academy.binance.com/security/what-is-hashing

Jump to: