Disclaimer: Não sou trader e nem tenho propriedade para falar diretamente, mas conheço gente suficiente nas diversas comunidades de bitcoin e o que vai abaixo é baseado nessa experiencia "de segunda mão", por isso, pode estar completamente errado em alguns pontos. Dito isso ,vamos lá:
1- Fundos são regulados pela CVM. Todo mundo que se arriscou a dizer que tinha um fundo ou que fez algo similar a um fundo de investimentos em BTC ou altcoins foi notificado pela CVM por estar fazendo algo ilegal. O Leandro César, fundador do mercado bitcoin foi um dos notificados pela CVM ainda no inicio do bitcoin. (E isso não o impediu de perder a grana de trocentas pessoas, mas é outra historia.).
2- Muitos negociadores p2p são também traders, e muitos deles fazem trade com dinheiro alheio. A forma mais comum de "burlar" a legislação é não tratando de "fundo" e sim de "empréstimo p2p". Você empresta uma grana pro cara fazer trade e ele te pagar um juro fixo, seja em BRL, seja em BTC (3% ao mes é um valor comum pra isso). O risco fica todo par ao tomador do empréstimo, mas ele paga um juros substancialmente menor do que os lucros de trade.
3- Tem alguns tomadores de empréstimos desse tipo que fazem analogia a um "fundo de renda fixa", mas até essa analogia costuma ser mal vista pelos outros tomadores por ser "chamariz" para a CVM.
4- Tem uma "treta" rolando a algumas semanas no facebook de um cara desses que tomou uma grana dando garantias como se fosse "renda fixa" e perdendo tudo no trade e não tendo mais como pagar nem o principal, quem dirá os juros. Essa treta, se parar na justiça, deve ditar os rumos desse tipo de fundo par ao futuro.
5- sobre garantia, o que esses caras oferecem é apenas a reputação deles como traders e como negociantes p2p. Algum tipo de garantia mais sólida e mais formal pode vir a ser uma inovação importante, à luz dos recentes acontecimentos
Enfim, são meus dois centavos...
Muito interessantes as obervações de vocês!! Agradeço as considerações.
Em minha humilde opinião, de quem começou a pesquisar esse universo há pouco (manjo de trading mas sou novo em alts), essa história de "perder tudo fazendo trade" é uma grande história pra boi dormir.
Vou explicar.
Como todo tipo de gestor de fundos, alguém que se propõe a isso está submetido a regras bem claras de atuação.
Por exemplo limites de alocação dos recursos em uma determinada moeda. Por ex. no máximo 30% do "fundo" (as aspas são pela sua ressalva) podem ser colocados em uma determinada moeda.
Se alguém empresta dinheiro para um trader sem ter isso claro, não sabe o que está fazendo, e poderia perder essa grana para qualquer golpista que não faria diferença.
Um trader não perde tudo.
A não quer que a exchange quebre ou que ele seja hackeado. Mesmo assim, só um trader absolutamente amador, que não tem ideia do que está fazendo, colocaria 100% dos recursos numa única exchange, ou não tomaria os cuidados adequados de segurança.
Como eu disse lá em cima, fazendo a coisa com cautela, um trader fica exposto a perder de 10 a 15% do valor total dos recursos alocados numa OPERAÇÃO. Se a gente pensar que é irresponsabilidade de um trader usar mais de 30% do total dos recursos sob sua gestão em uma operação, isso signinfica perder de 3 a 5% dos recursos numa operação mal pensada.
Um gestor sério estaria 100% sob escrutínio dos investidores. Depois de 3 ou 4 operações malsucedidas, não compensadas por outras operações lucrativas, um investidor, perdendo, digamos, 20% do que investiu, deveria ter total liberdade para resgatar sua aplicação.
Uma perda de 20% que eu estou exemplificando, em se tratando de um mercado ridiculamente arriscado como esse (são tantos os fatores de risco de fazer trade com isso que nem vou listar nesse post), é muito barato, quando se pensa que um investidor poderia estar tirando um valor muito alto do seu recurso. Valor esse que não se compara com nenhum outro investimento legal disponível com esse tipo de liquidez.
Então, como vocês perceberam, eu estou pensando em algo 100% sério. Gestor de fundos que já fui, penso que um verdadeiro gestor ganha muito, muito, muito mais dinheiro, ao longo do tempo, construindo sua reputação e cobrando taxa de administração do fundo (além de taxa de performance pelo que exceder um determinado % combinado para a lucratividade) do que um golpista que se diz gestor e dá balão em meia dúzia de pessoas.
Pela questão da irrastreabilidade das criptos esse ambiente está cheio de scammers. O que eu tentei deixar claro nesse tópico é que alguém que realmente entenda de gestão de riscos, e que faça a coisa com segurança e seriedade, poderia fazer MUITA gente ganhar muito dinheiro.
Levar essas coisas para um ambiente AFK, com contratos (ainda que de gaveta) bem claros, delimitando a atuação do gestor, juntar uma boa grana que pudesse dar a um agente do mercado um volume suficiente para influenciar esse mercado seria um negócio extremamente lucrativo para todos os envolvidos.
No longo prazo, BEM MAIS LUCRATIVO do que qualquer scam.
Já me estendi demais nesse post, queria saber o que vocês acham. Acho que agora eu deixei mais claro o que estava querendo dizer. abs!