Interessante, eu não me lembro de ter participado ou sequer visto algum discussão sobre esse assunto.
Você que me parece estar mais à par sobre isso, por acaso isso já passou de uma mera discussão? Acho que um "diferencial" nas fees para quem transaciona mais realmente seria algo interessante.
~~
Na verdade, fiquei até curioso para saber se existe algum protocolo/blockchain com implementação parecida.
Por mais que a gente tenha a LN para Bitcoin, acho que seria "bacana" ter o valor da transação como um "peso" no cálculo da fee que poderia iniciar bem baixo e ir se tornando mais alto conforme o tempo passa para que o impacto dessa mudança não seja tão significativo em um primeiro momento.
Tenho analisado alguns tópicos sobre o assunto.
Uns são mais radicais e dizem que isto tem de ser eliminado por completo, são anti tudo. Outros são mais liberarias, que acham que se a taxa for 1BTC não há problema. Uns acham que isto vai ser sempre a subir para a "eternidade" e assim tem de ser, e outros acham que deve de haver limites. Enfim, existem varias opiniões.
Eu sou da opinião que deve haver liberdade nas taxas, e ser a oferta/procura a estabelecer o valor das mesmas na sua maioria. Mas, acho que haver liberdade, não significa que não exista regras. Deve haver espaço, mesmo que pequeno, para as transações com taxas mais baixas, de modo a evitar que a rede fique sobre o controlo de "ricos".
E é um pouco isso que tenho estado analisar em conjunto com outros utilizadores. Acho que os Ordinals não são a única justificação para o aumento de taxas, antes acredito que são ferramentas para provocar esse aumento, por quem tem mais poder na rede - as pools. Atenção, não sou contra os mineradores, nem contra as pools. Mas, o hash da rede esta a ficar muito concentrado apenas 2 ou 3 pools, e acho que isso não é positivo.