Ahhh, meehhh. Isso não é uma hardware wallet. Uma hardware wallet é muito mais que isso. Mas ok, percebo o conceito. No mínimo, uma hardware wallet tem um elemento criptográfico para a gestão de todos os processos de criptografia dentro da wallet. E normalmente esse elemento criptográfico é suposto estar isolado de todo o hardware como medida de segurança contra hacks! Por isso é que estava a estranhar uma hardware wallet com Tails e Electrum.
Você pode ser mais claro do que quer dizer exatamente com ''elemento criptográfico para a gestão de todos os processos de criptografia dentro da wallet''
''elemento criptográfico é suposto estar isolado de todo o hardware''
O que é ''elemento criptográfico para gestão de processos de criptografia''?
Quero entender exatamente do que você está falando, pra que eu possa entender exatamente qual diferença tão grande você está vendo entre os sistema. Realmente não consegui entender de qual elemento criptográfico em si você está se referindo.
O elemento criptográfico é apenas um chip dedicado no hardware da wallet, separado e isolado o melhor posível dos restantes elementos, tanto electronicamente como isolado a nível de software paara ajudar a evitar hacks. É que quando usamos uma hardware wallet, tem que haver comunicação entre o chip principal e este elemento criptográfico e muitas vezes há dados a serem guardados em memória RAM, o que nunca é bom porque são alvo de possíveis ataques para sacar dados que permitam aceder às keys da wallet. Ao isolar o chip principal do chip de criptografia, diminuem-se estes riscos, mas claro que o software tem que "acompanhar" e não andar a passar dados pela memória.
Este vídeo mostra um conhecido hacker dos anos 90 a hackear uma wallet para tentar sacar shitcoins de lá para um "cliente". Ele mostra o processo que usou e explica em traços gerais como funciona o ataque e poruqe é que funciona. Lá mais para o fim, ele mostra um bug que havia no código do firmware da wallet que permitia ir buscar dados à memória RAM que depois lhe deram acesso ao pin da wallet. Super interessante as ferramentas que existem para assaltar hardware a este nível.
https://www.youtube.com/watch?v=dT9y-KQbqi4Edited;
Por exemplo, há uns anos eu ganhei uma pequena board de desenvolvimento num prqueno concurso em que participei.
Esta board tem um secure element: ATECC608A (que foi entretanto descontinuado e substituído pelo ATECC608B)
Nesta imagem, vez 3 pequenos chips à esquerda do chip central, com uma label que diz ECC608. Este é o secure element desta pequena board.
A datasheet deste secure element está neste link, para curiosidade:
https://ww1.microchip.com/downloads/aemDocuments/documents/SCBU/ProductDocuments/DataSheets/ATECC608B-CryptoAuthentication-Device-Summary-Data-Sheet-DS40002239B.pdfA página desta board está aqui:
https://www.microchip.com/en-us/development-tool/AC164160Senão me engano, os DevKits da Expressif, fabricante dos conecidos ESP32 que temos visto aí nos solo miners e algumas destas hardware wallets, senão me engano, não têm este secure element, pelo menos em separado. Podem ter um secure element embutido no chip principal, mas não tenho a certeza. Só indo consultar os datasheets desses DevKits!