- Mas o que mais me surpreendeu e eu não tinha isso claro - mas talvez por falta de noçaõ minha mesmo - foi que o preço do hash caiu drasticamente. Como as ASICs lançadas sempre são cada vez mais caras, tinha a impressão de aumento desse preço. Mas é barateamento do hash em si e não do ''hash necessário'' pra fazer o que se fazia antes, né?
Acho que esses dois pontos eram esperados. O primeiro é que o valor em USD "precisa" aumentar pra acompanhar pelo menos o gasto em energia que é usado para a mineração. Como a recompensa cai pela metade a cada 4 anos, há pelo menos o planejamento que o valor do BTC irá pelo menos dobrar para compensar os custos em energia. Logicamente não é simples assim porque o preço poderia ficar estável e o hashrate da rede diminuir pra acompanhar (gente parando de minerar) mas não é isso que acontece.
O segundo ponto é a eficiência das novas máquinas mineradoras que está sempre aumentando com o tempo. Cada vez os caras conseguem aprimorar mais essas máquinas, então o custo pra fazer o cálculo dos hashs vai diminuindo com o tempo.
Mas o gráfico é bem legal, obrigado por compartilhar