Inspirado pelo tópico do @Loganota, vou compartilhar uma história que li ontem.
Em outubro de 2021, quando o Bitcoin estava próximo ao seu topo histórico, seu preço caiu de US$ 65.000 para US$ 8.000 na Binance.US em um evento conhecido como 'flash crash'..
O acontecimento repercutiu bastante, imagino que vocês lembrem dele..
Nesta semana, um ex-funcionário da FTX revelou que foi um trader da Alameda Research que causou essa queda. Até então, ninguém sabia o motivo exato, nem quem havia perdido dinheiro nisso.
Em resumo, o trader errou o lugar da vírgula e acabou vendendo uma penca de BTC por qualquer preço até encontrar liquidez para todos os bitcoins em questão.
O trader estava tentando vender um bloco de BTC em resposta às notícias e enviou o pedido através do nosso sistema de negociação manual. O que eles não viram é que a vírgula estava no lugar errado. Em vez de vender o BTC pelo preço atual de mercado, eles o venderam por centavos de dólar.
Seguindo com as informações, o cara diz que a Alameda perdeu "dezenas de milhões de dólares" nesse erro.
Talvez mais interessante que isso, ele também revelou como as coisas funcionavam na FTX:
Geralmente era assim que as coisas funcionavam na Alameda: esperávamos até que algo quebrasse e depois corríamos para consertar. É por isso que demoramos tanto para implementar verificações de sanidade sem as quais qualquer empresa comercial “tradicional” nunca teria começado a negociar.
De acordo com SBF, a utilidade que ganhamos ao agir rapidamente superou os custos ocasionais que pagamos devido a verificações de risco inadequadas, hacks e coisas do gênero. Essa era a filosofia de trabalho de SBF e impulsionou a cultura que ele criou na Alameda e na FTX.
Talvez isso explique a falência deles.
Quem quiser ler a história completa, está no Twitter (
https://twitter.com/aditya_baradwaj/status/1704546813817024907). Para quem não tem Twitter:
https://threadreaderapp.com/thread/1704546813817024907.html