Um novo BIP (
270) endereça um avanço sobre o último (o
70) com um approach similar e existem alguns serviços que o implementam como o
Overpool, mas a idéia aqui é criar uma uma rede pre-broadcast off-chain sobre uma rede DHT/DAT, como sugere o digrama:
Quem quiser mais infos sobre o funcionamento da solução, pode dar uma checada neste artigoNão vejo um rollback para o movimento original acontecendo. Entendo que qualquer frente que não usando o conceito de overlay como acontece na LN, seria de certa forma nocivo - mesmo que, convenhamos, muito mais acolhedor aos olhos do usuário mais leigo, principalmente quando o resolver entrasse em ação e os domínios fossem utilizados. O ser humano tende a buscar o mais fácil, sempre... e são eles a mão da adoção, na maior parte dos casos. A receita aqui permanece a mesma, mas como também sabemos, a sua real credibilidade só pode ser alcançada quando efetivamente aplicado sobre a blockchain.
Transações IP/IP ainda são realizadas por instituições financeiras no exterior, não é uma coisa inédita e insegura. Um ataque com o "homem do meio" não seria nada efetivo para IPs fixos e dificilmente usuários de IP randômicos utilizariam essa opção. Porém a utilização de IPs fixos diminui o anonimato, mas seria bem útil para empresas custodiantes, como exchanges.
O problema neste caso, penso eu, seria a gerência e determinação de fundos. Com os main e os childs você consegue dar uma capilaridade mais abrangente pra rede - de forma descentralizada, é claro. Afinal, tudo que é centralizado é mais fácil... e inseguro