Entendi, então quanto maior for a dificuldade da rede, ou seja, quanto maior for o numero de transações maior terá que ser o poder de processamento. Para aumentar o poder de processamento, existem duas formas, aumentando o numero de mineradores, e os computadores ficarem mais podentes.
Mas para que haja incentivo de minerar, essa atividade tem que dar lucro, logo, se a demanda (transações) forem muito altas para a oferta de mineradores, o preço do bitcoin precisará aumentar. Dessa forma a dificuldade de conseguir bitcoins minerando terá que ser recompensada por um preço maior por bitcoin.
Quanto maior a dificuldade de minerar, maior terá que ser o valor do bitcoin, se não, não haverá mais mineradores, e a moeda acaba.
Na realidade oq influencia diretamente a dificuldade de mineração é a velocidade da rede dos mineradores, se cada vez mais vão entrando pessoas na rede, adicionando mais hash/segundo, a programação das moedas configura a dificuldade pra q o bloco sempre tenha 10 minutos de duração(isso no bitcoin, em outras moedas isso varia). A quantidade de transações influência na qtd de blocos e não na dificuldade.
Corrijam se eu estiver errado mas é isso q entendi desde q comecei a pesquisar sobre mineração.
Exato, a quantidade de transações não tem NADA a ver com isso. A dificuldade é um parâmetro da rede, que é ajustado de forma consensual a cada 14 dias. Quem minerar blocos abaixo da dificuldade não terá seus blocos aceitos pelo resto da rede e seus blocos ficarão "órfãos".
E isso também não tem nada a ver com o preço do bitcoin aumentar ou diminuir. A dificuldade depende unica e exclusivamente do poder de processamento (quantidade de equipamentos e sua "potencia"), e não do preço. O que acontece é que se o preço estiver "ruim", menos pessoas minerarão, e com isso a dificuldade irá se ajustar a um menor poder de processamento. Se o preço voltar a subir, mais pessoas minerarão e com isso a dificuldade se reajustará para um maior poder de processamento. (ou seja, a relação causal é inversa: mudanças no preço alteram a quantidade de pessoas minerando, e nao o contrário). Se um monte de gente resolver minerar tomando prejuízo, porque são doidos ou por "caridade", a dificuldade irá aumentar sem que haja nenhuma mudança no preço. Mesma coisa se todos ficarem loucos e resolverem parar de minerar, mesmo tendo lucro. A dificuldade vai cair, sem alteração no preço.