Show! Pensava que só dava para fazer com endereços diferentes..
Não tem algum BIP que vise resolver esse "problema"?
Mas não é um problema, nem atrapalha a funcionalidade. É importante que você possa controlar seus inputs individualmente, é uma função.
Se sempre que você recebesse uma transação os inputs fossem automaticamente consolidados as taxas seriam ainda mais caras.
Voce pode consolidar eles sempre que as taxas estiverem baixas. Por exemplo, meu endereço de campanha de assinaturas tem uns 80 inputs. De tempos em tempos eu faço uma transação dos 80 inputs para exatamente o mesmo endereço. É possivel fazer isso. Coloco 1 sat/byte e pronto, feito.
Daí quando as taxas estiverem altas e eu quiser mandar pra exchange, posso colocar uma taxa maior se eu estiver com pressa (uns 20 sat/byte) mas irei pagar apenas 1 inputs (pq eu consolidei eles antes)
Por exemplo, olhe esse endereço aleatorio:
https://blockchair.com/bitcoin/address/1EsbjqNqCWLckzFBNHkDMFhR3SwG6YsKKVno proprio block explorer podemos ver a quantidade de inputs:
3 outputs não gastos
Edit e curiosidade: Ethereum nao funciona dessa forma (inputs e outputs, ou seja, UTXO unspent transaction outputs). Ethereum usa outro modelo. Mais detalhes aqui:
https://blockonomi.com/utxo-vs-account-based-transaction-models/Curiosamente, o modelo utilizado pelo ethereum é menos transparente, não tem completa fungibilidade e tb não é escalável. Mas é mais simples para rodar smartcontracts.
Bom trade-off?