Mais um gráfico interessante.
O Brasil segue mostrando seus problemas de infraestrutura. Triste ver como faltam investimentos no setor e estamos no 30o lugar no ranking de Internet mais rápida do mundo segundo Bloomberg
Você tem o link do artigo? Fiz umas pesquisas e não encontrei...
Entretanto, não questionando analise nem a falta ou não de investimento. Esta analise é sempre muito subjetiva.
Como o @rdluffy comentou, quando pensamos nessa pergunta, pensamos logo que o primeiro lugar é dos EUA, ou Coreia do Sul, ou Japão, ou um qualquer país do norte da Europa. Mas, vamos a ver, e esta indicado Chile.
Isso acontece pela forma como o essas analises são feitas, se envolve rede fixa ou móvel, ou só uma delas, entre outros fatores.
Alem disso, o momento em que é feito analise, pode dar uma perspetiva imprecisa sobre a realidade de cada país. Renovar uma rede de comunicações de um país, envolve mesmo muito dinheiro. E temos de pensar que em cada 10 anos, mais ou menos, é dado um salto na velocidade de comunicação (3G-2000; 4G-2010; 5G-2020). Então normalmente, os grandes países tendencialmente acaba por saltar uma dessas gerações, ou seja, serem menos implementadas, por uma questão de recursos financeiros e velocidade de implementação da tecnologia anterior.
Neste caso o Chile, se calhar eles fizeram um forte investimento no 5G, porque o 4G apenas estava implementado nas grandes cidades. Logo, hoje se tiverem 90% do pais coberto com 5G e 4G, quando antes só tinha 3G e 4G, eles vão ficar muito melhor posicionados do que outros países com maior poder económico.
Outro ponto a levar em consideração é antiguidade da tecnologia implementada. Por exemplo, a rede fibra ótica na Europa é muito mais recente do que nos EUA, logo a probabilidade da rede de um país na Europa ser considerada melhor que nos EUA é alta, visto que a rede foi construída com as ultimas tecnologia existentes. Já os EUA tem de ir renovando o seu material, o que é um processo sempre mais lento do que implementar de novo.
Resumindo, país que tinha tecnologias de comunicação muito fracas até hoje, se estiverem neste momento a fazer a renovação, amanha serão considerados melhores. Até, claro está, os grandes países começarem a sua renovação novamente.