Eu tive uma ''aula'' recente com um desenvolvedor que me explicou com muita paciência o que significa cada uma das variáveis disso aqui. : (m / purpose' / coin_type' / account' / change
Ele inclusive tentou me explicar o '' ' '' . Porém já não conseguiria explicar kk Logo, provavelmente não entendi.
Mas a aula chegou só até o / account' / kkkkkk
Ou seja, tenho 0 ideias do que significa/como funciona o ''change''
Eu não sei a relação de derivação do endereço de troco, ele é derivado do endereço publico?
Esse esquema é usado pelas carteiras determinísticas (que geram vários endereços/chaves privadas a partir de uma única seed)..
Você abre sua Electrum, vai ter 15 endereços "normais" e 4 de "troco".. esses endereços são gerados em ordem.. Exemplo:
Fonte:
https://iancoleman.io/bip39/Nesse caso da imagem, são endereços normais.. na Electrum marcados em verde (trocos estão em amarelo), cada vez que você usa um endereço, ela apresenta um novo, sempre seguindo a ordem.
Se mudar para m/44/0/0/1/X ali no site do Ian, os X serão os endereços de troco, também indo de 0 ao "infinito".. então o cara tem como saber qual seria o endereço de troco que a Ledger estaria tentando usar e comparar os dois já que a carteira apresenta eles em ordem.. o cara que perdeu as moedas até tentou um" brute force" de "1 bilhão" de endereços da carteira dele para ver se encontrava o endereço ali, caso a Ledger tivesse puxado um endereço aleatório lá para trás.. mas não achou.
Se eu entendi, esse raio cósmico mudou 1 bit do endereço de troco, de forma que os Bitcoin foram enviados pra um endereço de troco aleatório. É isso?
Isso, 1 bit diferente em qualquer lugar gera um endereço totalmente diferente (às vezes até inválido).. pode testar aqui:
https://www.rapidtables.com/convert/number/binary-to-ascii.htmlMas a teoria do raio cósmico e bit flip é só uma teoria, nada foi provado.. pode ser que o cara enviou o dinheiro para outra carteira por conta própria.
talvez estivesse fugindo da Receita.
E quando vocês citam '' se carteiras de hardware possuem essa proteção''
A proteção nesse caso, seria um ''check'' pra saber se o endereço de troco é aquele que deveria ser e não sofreu alguma mudança, seria isso?
Sim, mas não sei explicar como funciona.. pelo pouco que li, dispositivos eletrônicos possuem uns extras para cumprir essa função.
edit: um print da Electrum mostrando o path do primeiro endereço de troco: