Author

Topic: Lei de Gresham e o Bitcoin (Read 52 times)

jr. member
Activity: 70
Merit: 4
O Papa Francisco
October 29, 2024, 11:50:39 AM
#3
Bitcoin é melhor que fiat qualquer dia da semana, pessoas racionais que gostam de ganhar poder de compra com o tempo vão preferir gastar fiat que gastar bitcoin, LOGO o BTC será armazenado mais e mais e não será gasto

Eu estava pensando nisso, para postar algo no tópico da Microsoft. Qualquer empresa que tenha Btc (comprado ou recebido em pagamento) vai ter a tendência de acumular a criptomoeda.

Em geral, as despesas correntes são fixadas em fiat, caso em que usarão a fiat para pagar as contas, mantendo quietinhos os Btc.

Fiquei pensando que, num determinado cenário, a empresa possa ficar sem moeda corrente no caixa. Na hipótese, ela pode tomar empréstimos e, conforme a necessidade ou conveniência das taxas de juros, utilizando os ativos da empresa como garantia - dentre eles, o Btc (usa o ativo como garantia, ao invés de vender, considerando que se está num cenário favorável).

Já mencionei, eu sou um neófito, mas, aparentemente, com a evolução de recursos que permitam vc utilizar o Btc como garantia (p. ex., uma multisig, nomeando algum(ns) árbitro(s) de confiança com as chaves que poderão resolver eventual conflito, caso haja inadimplemento ou caso haja quitação - deve haver recursos semelhantes igualmente relevantes), torna a cripto ainda mais valiosa e segura - mais q o ouro, já que vc terá a cripto de volta, ainda que o banco quebre, ainda que o gerente seja um gatuno, etc. etc. etc.

Acho q uso sempre haverá.

Minha preocupação é que normalmente se usa muito para especulação e hold. Pelo motivo que temos explorado aqui, normalmente a gente gastar primeiro o "salário" e, só se não tiver mais nada, as shit/meme/altcoins e, só depois, vai mexer no Btc - a tendência é que se acumule, mais que circule. Acho que a perda do valor poderá vir de outros fatores.

Eu estive pensando também sobre a época das inflações galopantes em que o Collor bloqueou os valores. Comenta-se que, quem tinha dinheiro vivo na mão (quem teve sorte e quem recebeu informação privilegiada), comprou muita coisa a preço de banana. Num cenário desses, vc pode ter se protegido por meio do Btc, por exemplo, mas terá algum problema se precisar fazer uso de moeda corrente para quitar alguma obrigação importante.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
October 29, 2024, 07:15:13 AM
#2
já acontece, mas pela pergunta final você só não pegou a consequência da Lei de Gresham agindo na economia

Bitcoin é melhor que fiat qualquer dia da semana, pessoas racionais que gostam de ganhar poder de compra com o tempo vão preferir gastar fiat que gastar bitcoin, LOGO o BTC será armazenado mais e mais e não será gasto

mas como são muitos agentes e a economia é caótica sempre haverá alguém querendo comprar ou vender BTC
seja pq recebeu uma herança ou pq está fugindo da faixa de gaza.

isso faz com que o dinheiro guardado, mais valioso, nessa caso o BTC, suba de valor, não desça

diferente das moedas do passado o BTC não será inflacionado
as moedas eram derretidas para que aproveitassem o metal, é um bom exemplo de como hard money > fiat
agora não precisamos mais derreter nada pq o dinheiro é todo digital.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
October 27, 2024, 03:00:48 AM
#1
Nunca tinha ouvido falar - pelo menos não me lembro - da Lei de Gresham, até surgir um tópico do l3pox,

Fiquei curioso e foi perceber o que a Lei de Gresham. De modo resumido é: "A má moeda tende a expulsar do mercado a boa moeda."

No Wikipedia em Inglês, explica que (tradução livre):
Quote
A lei afirma que qualquer moeda circulante que consista em dinheiro "bom" e "ruim" (ambas as formas exigidas para serem aceitas com valor igual sob a lei de curso legal) rapidamente se torna dominada pelo dinheiro "ruim". Isso ocorre porque as pessoas que gastam dinheiro entregarão as moedas "ruins" em vez das "boas", mantendo as "boas" para si mesmas. As leis de curso legal agem como uma forma de controle de preços. Nesse caso, o dinheiro intrinsecamente menos valioso é preferido na troca, porque as pessoas preferem economizar o dinheiro intrinsecamente mais valioso.

Isto ocorria normalmente quando o dinheiro que circulava era feito de metais valiosos (ouro, prata e bronze). As pessoas preferiam gastar as moedas do valor de metal mais baixo, para guardar as que tinham o valor do metal mais alto. Com a inflação, as moedas com maior valor de metal, começavam a ter um valor nominal inferior ao valor do metal com que eram feitas, fazendo com que as pessoas começavam a derreter essas moedas para obter o metal. Assim, as moedas más acabavam por dominar o mercado, e as moedas boas desapareciam.


Será que algo do gênero pode acontecer com o Bitcoin?
Ou seja, a malta começa a querer guardar tanto as suas moedas BTC, que faz com que o seu valor se perca?
Jump to: