Author

Topic: LiberDApps - Iniciativa anti-estado e pró-criptomoedas (Read 103 times)

jr. member
Activity: 31
Merit: 49
Muito obrigado a todos aqui pelo feedback valioso!

Lendo tudo que foi postado aqui, algumas coisas parecem ser claras:

1. O dono dos fundos deve conseguir gastá-los livremente enquanto em vida. A idéia de travar o dinheiro e deixá-lo inutilizado realmente não parece ser nada legal.
2. A ideia de incentivar o uso do contrato como uma carteira parece ser bem interesssante. Dessa forma,  qualquer uso da carteira (depósito, transferencia) poderia contar como prova de vida, aproveitando o fato que o dono já utilizaria os fundos de qualquer forma, reduzindo potencialmente as taxas gastas apenas para dar sinais de vida.
3. Para incentivar o depósito de fundos e o uso do serviço, essa carteira poderia ser “turbinada” com staking, suporte a tokens ERC20, talvez com desconto progressivo em taxas futuras, etc.
4. Dar a opção para o dono do fundos estipular o tempo de inatividade (mensal, trimestral, semestral, anual) requerido para repassar os fundos parece fazer bastante sentido, e ter um sistema de alerta via SMS/email parece bem cômodo para o usuário.
5. Por fim, deixar BTC de fora não seria legal.  Talvez a ideia de incluir seeds, senhas, e outros dados de forma criptografada  poderia ser uma tentativa inicial para integrar tudo isso, visto que o suporte a contratos inteligentes do BTC ainda é bastante limitado. Precisamos estudar melhor isso.


Bom, certamente temos que melhorar e muito nossa proposta para ser algo de real valor. Agradeço novamente a todos que contribuíram aqui. Iremos trabalhar melhor a proposta e em breve retornaremos com novidades. Caso tenham algo a mais a comentar, inclusive sobre outras potenciais soluções no site (https://liberdapps.github.io/#solutions) estamos sempre abertos a feedback!

Um abraço!
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Obrigado pela resposta detalhada.

(A) se optarmos por não tornar o código de um contrato público, você pessoalmente usaria tal contrato e (B) se para você a única chance de utilizar um contrato é ter acesso ao código dele, que tipo de incentivo você precisaria ter, ou acha que as pessoas precisariam ter para utilizar nosso serviço mesmo sabendo que alguém poderia cloná-lo? Seriam taxas ínfimas? Recompensa em tokens? Algo diferente?

5. Por fim, abusando da sua boa vontade, quanto você acharia justo cobrar por um serviço desse tipo ?
Ele tem que ser verificado na Etherscan. 100%.

Eu NUNCA utilizaria um contrato desses, onde eu deposito minhas moedas para meus filhos/netos, caso ele fosse closed source. Vai saber o que tem lá, e se não tem uma função que permite um terceiro (que no caso seria você/sua equipe) roubar as moedas, entende? Acho que é só aceitar que pode ter um ou outro esperto que vai acabar fazendo esse deploy por conta própria.

Quanto ao incentivo, eu acho totalmente aceitavel que você cobre uma taxa, até por que a maior parte das pessoas não sabe como fazer o deploy de um contrato e poderia acabar fazendo besteira. Uma interface amigável para o deploy e controle do contrato (criar e cancelar testamento) já vale esse seu serviço.

Acho que 0.5% até 1% seria um valor justo, podendo até manter esses 2% caso você tenha uma interface bem feita e outras features, como o sistema de alerta que eu comento logo aqui embaixo.

A idéia é que, enquanto vivo, o dono regularmente utilizaria aqueles fundos, dando um "sinal de vida" de tempos em tempos. Se o dono daqueles fundos não der esse "ping" após 1 ano, por exemplo, a posse de todos os fundos passaria a  do beneficiário que, por sua vez, poderia estipular futuros herdeiros e assim por diante. Você acha que uma idéia desse tipo seria algo mais interessante? Quais seriam suas criticas a esse modelo?
Também estava pensando nesse modelo onde o dono do contrato deveria dar um "sinal de vida" de vez em quando. É fácil de programar e não dificulta tando a vida do utilizador. Acho interessante a ideia de implementar um sistema de alerta por email ou SMS opcional para lembrá-lo dessa responsabilidade, o que justifica ainda ainda cobrar uma taxa justa pelo serviço.

De contra talvez apenas as taxas da rede, já que ele teria que ficar fazendo as transações sinal-de-vida de vez em quando, mas esse é o de menos.

legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Pessoalmente, em se tratando de herança e criptomoedas, suportar apenas eth eu acho inviável. Suportar erc20 como wbtc tb não resolve o problema, precisa suportar btc.

Acredito que existem soluções parecidas com a proposta aqui usando endereços multisignature  e timelocks. Não sei exatamente como é   mas vale uma pesquisada.

Por exemplo, dar a chave de um endereço que vai receber os btc somente depois de um tempo , qd ele já estaria morto(time lock)


5. Por fim, abusando da sua boa vontade, quanto você acharia justo cobrar por um serviço desse tipo ?

Mais uma vez, muito obrigado pelo feedback!

Volumes de herança certamente serão altos.  se não a pessoa não se preocuparia com isso tudo.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Com base no já aqui falado e do que li, deixo as seguintes sugestões:

PROVA DE VIDA - O dono do testamento tem de fazer um depósito de um valor qualquer, nem que seja de um cêntimo, de x em x de tempo, definido por ele (mensalmente, trimestralmente, anualmente, etc).

ALEM DO DEPOSITO - Em vez do herdeiro receber apenas o dinheiro depositado, ser possível na mensagem enviada encriptada incluir a chave privada de outros endereços. Por cada endereço, paga uma taxa.

STAKING - De modo a motivar a transferência de fundos, os mesmos podem funcionar como staking e assim aumentar o valor da carteira.

QUANDO PAGA TAXA - Deixar ser o cliente decidir quando é pago a taxa, se quando faz o depósito ou quando retirar.

USAR COMO CARTEIRA - Ser possível usar os fundos como uma carteira e dessa forma vocês podem ganhar taxas das transações ao mesmo tempo que motiva o staking.
jr. member
Activity: 31
Merit: 49
Seria esse é o código do contrato de testamento? https://ropsten.etherscan.io/address/0x27459e2f72ed77fa9cf2dbac0b90e0548b2d7489#code

Pelo que eu entendi do código, o único intuito dele é permitir o resgate do ETH pelo beneficiario depois de um prazo de dias pré-determinado, né? Estava esperando uma solução maluca que levaria em conta a morte (ou possível morte) do dono.

Um dos problemas ai é que o dono precisa depositar suas moedas no contrato e deixar ela lá. Geralmente, o individuo continuaria usando as suas moedas e o testamente seria responsável por fazer essa transferencia para o beneficiador após a sua morte. Do jeito que está, é mais um contrato de "presente" dos 18 anos, do que realmente de testamento. Podiam também permitir o deposito de tokens ERC20 (e.g USDC, wBTC, etc...).

Também achei que 2% é muito pelo que ele faz. Além do mais, qualquer um pode copiar o código e fazer o próprio deploy definindo a serviceFeePercente para zero. Roll Eyes

Opa,  TryNinja, tudo certo?

Primeiramente, muito obrigado pelo feedback! Você levantou alguns pontos bem interessantes mesmo:

1. Sim, o link que você postou é do contrato do testamento. Uma das coisas que ainda estamos pensando é nessa questão da transparência. Optamos por tornar público o código do contrato justamente para que as pessoas pudessem verificar a legitimidade dele e certificar que não há truques/fraudes/má-fé envolvida. Sua leitura do código é precisa: o contrato trava uma quantia de ETH por um tempo X e, se o dono dos fundos não cancelar o contrato, após X tempo, o beneficiário poderia retirar tais fundos. Adicionalmente, o dono dos fundos pode deixar uma mensagem encriptada para o beneficiário.

2. Ainda falando sobre transparência, você está absolutamente certo que qualquer um com um pouco de conhecimento mais técnico -- ou que contrate alguém que detenha tais skills -- poderia clonar o contrato e mudar a taxa atual de 2% que, na sua visão, é alta demais. Quanto a isso, seria legal ter seu feedback: (A) se optarmos por não tornar o código de um contrato público, você pessoalmente usaria tal contrato e (B) se para você a única chance de utilizar um contrato é ter acesso ao código dele, que tipo de incentivo você precisaria ter, ou acha que as pessoas precisariam ter para utilizar nosso serviço mesmo sabendo que alguém poderia cloná-lo? Seriam taxas ínfimas? Recompensa em tokens? Algo diferente?

3. Sua leitura de "presente" de 18 anos e não um testamento de fato é bem pertinente! Optamos por uma versão inicial mais simples e menos mirabolante justamente para ter um feeling de mercado, mas temos uma outra idéia mais elaborada que talvez faça mais sentido: em vez de determinar em quanto tempo um beneficiário poderá resgatar uma quantia de ETH, poderiámos inverter a lógica: o dono dos fundos depositaria a quantia em ETH no contrato e, se este dono não movimentar os fundos em X tempo, assume-se que ela/ela tenha morrido e a partir de então o direito de usar aqueles fundos passa para outra carteira beneficiada (a escolha do dono). A idéia é que, enquanto vivo, o dono regularmente utilizaria aqueles fundos, dando um "sinal de vida" de tempos em tempos. Se o dono daqueles fundos não der esse "ping" após 1 ano, por exemplo, a posse de todos os fundos passaria a  do beneficiário que, por sua vez, poderia estipular futuros herdeiros e assim por diante. Você acha que uma idéia desse tipo seria algo mais interessante? Quais seriam suas criticas a esse modelo?

4. A idéia inicial seria suportar apenas ETH como MVP mas, se a idéia se tornar viável, temos planos de adicionar suporte para qualquer token que suporte o padrão ERC20.

5. Por fim, abusando da sua boa vontade, quanto você acharia justo cobrar por um serviço desse tipo ?

Mais uma vez, muito obrigado pelo feedback!
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Seria esse é o código do contrato de testamento? https://ropsten.etherscan.io/address/0x27459e2f72ed77fa9cf2dbac0b90e0548b2d7489#code

Pelo que eu entendi do código, o único intuito dele é permitir o resgate do ETH pelo beneficiario depois de um prazo de dias pré-determinado, né? Estava esperando uma solução maluca que levaria em conta a morte (ou possível morte) do dono.

Um dos problemas ai é que o dono precisa depositar suas moedas no contrato e deixar ela lá. Geralmente, o individuo continuaria usando as suas moedas e o testamente seria responsável por fazer essa transferencia para o beneficiador após a sua morte. Do jeito que está, é mais um contrato de "presente" dos 18 anos, do que realmente de testamento. Podiam também permitir o deposito de tokens ERC20 (e.g USDC, wBTC, etc...).

Também achei que 2% é muito pelo que ele faz. Além do mais, qualquer um pode copiar o código e fazer o próprio deploy definindo a serviceFeePercente para zero. Roll Eyes
jr. member
Activity: 31
Merit: 49
Mas como é que a app sabe que é para lançar as heranças?

Fala, joker_josue, beleza?

Então, você mesmo define os parâmetros da herança e o contrato inteligente se encarrega de executar aquelas regras. Temos uma versão interna para testes já disponível: https://liberdapps.github.io/CryptoTestament

Há ainda alguns detalhes que precisamos ajustar para lançar publicamente a versão de testes, mas a pagina acima explica como o aplicativo vai funcionar.

Dá uma olhadinha e vê o que acha Smiley


legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Mas como é que a app sabe que é para lançar as heranças?
jr. member
Activity: 31
Merit: 49
CryptoTestament (em breve)
Gerenciamento de heranças de forma privada, segura e descentralizada. Com o CryptoTestament, você cria um testamento e garante que ele seja honrado na sua ausência.


Esse é um assunto bastante interessante e pouco comentado, que existem poucas soluções.

Qual a ideia de vocês quanto a isso?

Qual a diferença de simplesmente guardar a sua chave privada (seed) e deixar ela pros seus herdeiros?

Opa, bitmover, beleza?

Sobre o sistema de heranças, realmente a forma mais simples seria criar carteiras para seus herdeiros e repassar as seed's pra eles. Mas essa abordagem tem alguns problemas:

1. Como a seed confere acesso imediato aos fundos, o herdeiro poderia movê-los muito antes do que você gostaria. Se a ideia é deixar uma herança, ou você passaria a seed e confiaria que a pessoa só iria retirar os fundos quando você partisse, ou você teria que repassar a seed só quando estivesse disposto a ter os fundos movidos pela pessoa beneficiada -- mas aí deixa um pouco de ser herança e passa ser mais uma doação, um presente, etc.

2. Mesmo que você queria agir assim, há outros problemas... Você poderia dizer: “Ah, só vou passar a seed daqui X tempo então”. Mas a vida é imprevisível e talvez você nunca tenha a oportunidade de passar a seed, levando os fundos junto pro caixão...

3. Pra mitigar o problema #2, você poderia passar a seed para um terceiro e confiar que ele vá entregar a seed para o seu herdeiro na sua ausência. Mas aí você teria que confiar nesse terceiro e os problemas #1 e #2 surgem de novo. Mesmo que o terceiro seja de confiança, e se houver um outro imprevisto
da vida e esse terceiro fique impossibilitado de repassar a seed? Aí você entra em um loop de imprevisibilidade e confiança em terceiros.

4. Outro ponto é que se você quiser beneficiar mais de 1 pessoa, você teria a complexidade de lidar com os problemas #1-#3 para cada herdeiro.

5. Por fim, num testamento, a expectativa é que você deixe uma mensagem final, representando seus últimos desejos, há um valor sentimental nisso quando o herdeiro lê sua mensagem após a sua partida. Apenas repassar a seed, enquanto ainda em vida, não permite ter esse valor sentimental atrelado.


Qual nossa ideia para resolver esses problemas então?

1. Estamos criando um aplicativo descentralizado onde você não precisa entregar a seed para ninguém: você define o quanto deseja deixar de herança, quem é o beneficiário (endereço da carteira) e em quanto tempo o próprio beneficiário poderá resgatar a herança. Dessa forma, mesmo na sua ausência, a pessoa beneficiada poderá resgatar os fundos no momento pré-programado por você.
2. Para manter a privacidade e segurança, os detalhes da herança não são exibidos nem mesmo ao herdeiro antes do tempo que você estipular.
3. A idéia é que você também consiga deixar várias heranças para diferentes beneficiários diretamente pelo aplicativo, contendo mensagens específicas no testamento para cada um. As mensagens ficarão encriptadas na blockchain, de modo que apenas o beneficiário possa ler sua mensagem de desejos finais no momento do resgate da herança.
4. Outro detalhe é que você também poderá, a qualquer momento, cancelar uma herança se mudar de ideia, sem ter que migrar fundos para outras carteiras para "invalidar" seeds -- e sem que os herdeiros saibam disso.

A grande vantagem de contratos inteligentes é essa: é possível retirar terceiros de confiança e garantir a execução dos termos ali codificados de forma transparente e auditável. Estamos aproximando de uma versão alpha do CryptoTestament e iremos noticiar quando isso for uma realidade. Inicialmente,  lançaremos a versão do app em uma rede de testes onde nenhum valor financeiro real será utilizado, como forma de validar a ideia, pegar feedback e melhorar a proposta antes de realizarmos um lançamento ao público em geral.

Caso tenha outras dúvidas, objeções e/ou comentários, basta avisar.

Um abraço!
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
CryptoTestament (em breve)
Gerenciamento de heranças de forma privada, segura e descentralizada. Com o CryptoTestament, você cria um testamento e garante que ele seja honrado na sua ausência.


Esse é um assunto bastante interessante e pouco comentado, que existem poucas soluções.

Qual a ideia de vocês quanto a isso?

Qual a diferença de simplesmente guardar a sua chave privada (seed) e deixar ela pros seus herdeiros?
jr. member
Activity: 31
Merit: 49

Salve!

Somos uma iniciativa anti-estado e pró-criptomoedas que desenvolve aplicativos descentralizados (dApps) para resolver problemas como herança, crowd-funding, mediação de compra/venda de serviços/produtos, poupança e investimentos alterrnativos e outros por meio das criptomoedas/smart contracts.

Criamos um site recentemente para explicar melhor nossa proposta, bem como apresentar os projetos que estamos desenvolvendo: https://liberdapps.github.io/.

Temos vários em fase de desenvolvimento e testes, mas podemos comentar alguns no pipeline:

CrowdCoin (em breve)
Quer gerenciar campanhas de doações para seus projetos de forma descentralizada, sem censura e com transferência em crypto? O CrowdCoin torna isso tudo possível e além de contar com a transparência da blockchain!

CryptoEscrow (em breve)
Arbitragem é um serviço que pode e deve ser privatizado! Com o CryptoEscrow, você reúne clientes, fornecedores e mediadores em um ambiente para trocas de produtos e serviços pagos com criptomoedas.

CryptoTestament (em breve)
Gerenciamento de heranças de forma privada, segura e descentralizada. Com o CryptoTestament, você cria um testamento e garante que ele seja honrado na sua ausência.

Pool Invest (em breve)
Fundo de investimento em crypto que recompensa holders. Trabalhar e poupar recursos são pré-requisitos para enriquecer, o Pool Invest te auxilia nessa jornada com uma abordagem jamais vista nos mercados tradicionais.

Estamos sempre buscando novas oportunidades para desenvolver projetos e estamos 100% aberto a feedback, sobretudo para sugestão de projetos que possam resolver casos de uso reais da comunidade.

A LiberDApps também possui seu próprio token  - o LiberDApps Token - e pretendemos recompensar early adopters das nossas soluções distribuindo parte desses tokens no futuro.

Ah, temos também um blog em que postamos artigos educativos, dicas e ferramentas, sobretudo ligadas a criptomoedas, para auxiliar na luta pela nossa liberdade nos tempos atuais: https://medium.com/@liberdapps

Por fim, temos também um server no Discord para quem quiser manter um contato mais direto com a gente: https://discord.com/invite/asPggnQFUX

Vamos juntos fazer mais pela nossa liberdade!
Jump to: