Pessoal, a fim de estimular discussões mais técnicas aqui na nossa aba local, fiz um
resumo em português de um artigo sobre a Lightning Network. Espero que seja esclarecedores para vocês assim como foi para mim. O link original do arquivo encontra-se abaixo.
A Lightning Network habilita transações Unicast no Bitcoin. Lightning é a stack TCP / IP do Bitcoin.Recentemente, chegou ao meu conhecimento que há uma grande confusão envolvendo a Rede Lightning nas comunidades Bitcoin e Bitcoin Cash e, até certo ponto, todo o ecossistema de criptomoedas. Gostaria de compartilhar com você minhas ideias sobre Bitcoin, Blockchain e Lightning.
Para melhor entender como o blockchain e a lightning network funcionam, devemos nos afastar das discussões acaloradas no Twitter e no Reddit e rever os protocolos e sistemas que sustentam nossa Internet. Eu acredito que existe uma grande vantagem em conhecer como as redes de computares e a internet funcionam, conhecimento esse que pode ser aplicado nas questões de escalabilidade do Bitcoin. Os três protocolos que irei primeiramente tratar nesse artigo são Ethernet, TCP e IP. Após entender como esses protocolos funcionam eu acredito que estaremos melhor equipados para responder a grande questão da "escalabilidade" do Bitcoin e de outras blockchains.
Atualmente na computação em rede, as duas formas mais comuns de transmissão de dados são broadcast e unicast. Existem outras que nao serão tratadas nesse artigo. Vamos primeiro definir e entender essas formas de transmissão.
- Broadcast — um tipo de transmissão de dados onde a informação é enviada de um ponto da rede para todos os outros pontos; um-para-todos.
- Unicast — um tipo de transmissão de dados onde a informação é enviada de um ponto para outro ponto da rede: um-para-um.
A partir de uma análise rápida podemos observar que as transações no Blockchain são do tipo Broadcast. Quando uma transação é feita na rede do Bitcoin, a transação é comunicada para todos os nodes da rede. Em outras palavras, para uma transação existir no Bitcoin, todos os nodes devem receber e gravar essa transação. Transações no Blockchain funcionam de forma muito similar as antigas transmissões de dados nos ethernet hubs.
A um tempo, atrás as transferências de dados entre computadores dependiam de ethernet hubs. Evidentemente, foi descoberto que eles não escalavam devido a natureza limitada do sistema. Para ajudar na visualização, se você quiser enviar uma imagem de 1mb em uma rede com 100 participantes, esse arquivo irá ser replicado 99 vezes e enviado para todos os outros participantes da rede.
No Bitcoin nos vemos um comportamento similar. As transações ou blocos que vêm de um node são transmitidas e replicadas para todos os outros nodes da rede. É simplesmente inviável para mim, como engenheiro de rede, considerar a possibilidade de escalar uma rede global de pagamentos, como o Bitcoin, por meio de transações baseadas em Broadcast.
Se a internet fosse redesenhada para o sistema de transferências de dados em broadcast, a internet seria um verdadeiro gigante, onde toda a informação na rede teria que ser replicada para todos os outros dispositivos conectados a rede. Se você está lendo esse artigo, todos os outros dispositos conectados a internet teriam que baixar esse artigo.
* * *
Nas redes de computadores, a forma mais frequente de comunicação é a unicast, ponto a ponto. A maior parte da comunicação na internet é de um computador para o outro, e nos não mais precisamos depender de transmissões de dados do tipo broadcast, na esperança de que nosso recipiente irá receber o que queremos enviar. Podemos com precisão enviar e receber nossos dados diretamente para o receptor.
Eu vejo a Lightning Network como a camada IP do Bitcoin. Eu acredito que essa analogia nos ajuda a melhor entender essas ideias complexas e abstratas: blockchain, lightning, canais, etc.
O que sabemos da Lightning Network? Ela permite que criemos canais com outras pessoas. O que mais sabemos? Que podemos enviar e receber transações bidirecionalmente entre dois pontos que constituem um canal. O que mais sabemos? Podemos encaminhar as transações para o destino correto.
Baseados nesses pontos, podemos ver que a Lightning Network irá habilitar transações unicast no sistema (Bitcoin), que anteriormente somente suportava transações broadcast. Para mim, Lightning nodes são o equivalente de servidores IP - onde podemos finalmente conduzir ou encaminhar transações ponto-a-ponto para seus recipientes apropriados. Em um sistema IP tradicional, enviamos e recebemos pacotes de dados; na Lightning, enviamos e recebemos Bitcoin. IP foi o que nos permitiu escalar nossas redes primitivas do passado para o gigante global que temos hoje, a Internet. De forma similar, a Lightning vai nos permitir a escalabilidade para nossa rede de Bitcoin global.
* * *
Para concluir, eu vejo muitos semelhanças na Lightning Network e nas nossas preexistentes tecnologias e protocolos de rede, e eu sinto que nos estamos redesenhando a Internet. Do ponto de vista técnico, eu não acredito que na escalabilidade do Bitcoin com soluções on-chain e temos por problemas no sistema Broadcast no futuro.
Enquanto todos estão com seus olhos fixos na tecnologia blockchain, os meus estão voltados para a Lightning Network. A lightning é o stack TCP/IP do Bitcoin. Lightning é onde iremos fazer nossas transações. E o que o Blockchain irá se tornar? E será e deve continuar sendo uma fundação descentralizada, imutável, inviolável, a qual nos fornecerá evidências criptográficas do que é o bitcoin
Algumas pessoas e comunidades tem espalhando falsas narrativas de "lightning hubs", mas não percebem que sua abordagem de escalabilidade de transações on-chain apenas nos empurra na direção de um projeto de hub ethernet Se o Bitcoin perder a descentralização na sua camada base, perdemos o Bitcoin. E os últimos 9 anos de trabalho terão resultado em um gigantesco e centralizado hub broadcast, onde somente alguns poucos terão a habilidade de operar tal monstruosidade.
Autor:
Melik Manukyan