Como as duas partes são enganadas e apenas uma delas fica com o dinheiro.. como esse caso é resolvido? rola um acordo do P2P devolver metade da grana? o P2P toma toda culpa mesmo sendo vítima?
Muitas casas de câmbio quebraram, porque existe uma quadrilha especializada neste tipo de golpe. Inclusive o chefe da quadrilha é totalmente público e nunca deu nada, ele rouba na internet antes da própria existência do BTC.
Herkullys David Quixabeira de Azevedo.
O MITM deles é um nível muito alto de excelência e esse cara já quebrou muita gente.
Um ex:
Ele entra na Binance e olha o nome do gerente Brasileiro: João da Silva S.
Ele acha por ai nos likes da binance as vítimas. Cria um perfil falso do João da Silva S, inta, face, liked, whats ou qualquer lugar.
Usando o perfil falso do gerente brasileiro, ele oferece uma boa oferta para vitima; Estamos vendendo btc com 15% de desconto( tem gente que acredita), então ele fala para a pessoa que é o gerente e que tudo é seguro.
Dessa forma, ele tem lá um form do google, e pede para a vitima verificar a conta, por segurança, neste sentido a quadrilha recebe os documentos da vitima, e vai lá na binance e abre uma ordem no mesmo valor.
Passa a conta real de uma casa de cambio real que é a binance, para a vitima.
ex: binance, banco tal, contal tal......
A vitima se sente segura porque realmente é a conta da binance, então ela faz a transferencia do BRL, confiando em tudo.
Então o golpe se consolida. A quadrilha pega os documentos que recebeu, vai na binance e cria uma conta em nome da vitima, uma vez que tem todos os dados e fotos de documentos. Depois abre a ordem no valor que vitima fez a transferencia, a binance confirma tudo e confirma o BRL, a quadrilha faz o saque de cripto e bloqueia a vitima.
Depois de algum tempo a ponta existente é a binance, uma vez que a vitima sabe a conta dela e enviou BRL pra lá.
Neste sentido começa uma confusão sem fim, onde a vitima prova que foi enganada e a binance também.
E o golpista já está longe gastando o dinheiro.