Carteiras são aplicativos de computador que é responsável em guardar suas moedas com mais segurança, ela armazena as chaves privadas dos seus endereços, uma carteira digital assina sua transação usando a chave privada para provar e lança a transação para a blockchain para ser auditada pelos mineradores (recebem taxas anexadas a seus envios pela compensação do serviço, mas o valor é irrisório), você pode enviar e receber bitcoins por meio delas e é responsável pela segurança das mesmas adicionando senha e fazendo o backup.
Tipos de Carteiras Bitcoin:
Carteiras desktop:
Carteiras desktop são softwares (programas, aplicativos) que são baixadas e instaladas no computador, elas tem características como maior privacidade já que os dados da carteira são criptogrados com sua senha no seu computador e não mantidos em serviços de carteiras online, portanto está menos vulnerável de ser hackeado, a segurança de uma carteira desktop depende de você, maior portabilidade e praticidade para usa-las já que esse tipo de carteira possui mais opções para usuários de todos os gostos.
Full node (nó completo):
Bitcoin Core: Bitcoin Core, foi o primeiro cliente bitcoin desenvolvido por satoshi nakamoto, (originalmente se chamava apenas bitcoin e depois bitcoin-QT e hoje Bitcoin Core) essa carteira se conecta diretamente a outros usuários da rede (peers) e é a carteira responsável em manter a blockchain atualizada baixando toda a cadeia de blocos no HD do usuário, ela faz a verificação dos blocos baixados e propaga os blocos para outros peers, tudo ao mesmo tempo! comparado a outras carteiras ela é mais completa, todos os recursos avançados você pode fazer pelo console, apesar de aparecer um pouco técnica, ela é bem fácil de mexer e é indicada tanto para usuários técnicos como para usuários avançados. Derivation Path: BIP32 m/0'/0 (hardened addresses)
Carteiras Lightweight (clientes leves):
Carteiras Lightweight são clientes leves (thin clients) pois não é necessário baixar toda a blockchain para usar, ela utiliza servidores remotos (SPV - Simplified Payment Verification) aleatórios a partir de uma lista. Isso significa pouca confiança em terceiros é necessária ao verificar pagamentos. No entanto, não é seguro quanto um full node como Bitcoin Core.
Carteiras SPV
Electrum:
Sua principal característica é a rapidez e simplicidade, com baixo uso de recursos. Ele utiliza servidores remotos, responsáveis pela parte mais complicada do funcionamento do Bitcoin, e permite recuperar sua carteira a partir de sua senha pessoal.
Multibit:
Multibit é conhecida pela sua rapidez e simplicidade, é um cliente leve que apenas baixa algumas partes dos últimos blocos, baixam apenas o cabeçalho dos blocos para basear suas transações, não é uma carteira HD como a maioria, pois é uma carteira antiga que parou de ser atualizada ainda em 2014, ou seja a cada endereço gerado é necessário atualizar o backup, pois utiliza chaves randômicas, permite importar e exportar chaves privadas (de endereços bitcoin), não utiliza endereços de troco em suas transações, nesse caso cada envio os bitcoins restantes ficará no endereço de entrada reduzindo assim sua privacidade. É uma boa carteira, no caso de gerar chaves privadas randômicas para fazer uso de paper wallets
Derivation Path Electrum: BIP32 m/0
Web wallets (carteiras web):
As carteiras web armazenam suas chaves privadas online, onde são criptografadas com uma senha selecionada pelo usuário. Algumas não te dão acesso as chaves privadas da carteira necessita que você confie no serviço que ele não vá roubar suas moedas. As carteiras Bitcoin online têm a vantagem de serem acessíveis a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, mas elas oferecem o menor nível de segurança e privacidade, ou seja, se você prefere mais praticidade você compromete um pouco da sua segurança, pois as cópias das chaves privadas de bitcoin estão nos servidores do serviço online e o interesse de hackers de invadir um site online é maior do que você manter no seu micro, é recomendado deixar apenas o necessário em uma carteira online e transferir a maior parte das suas moedas em uma carteira fria (sem acesso a internet) como paperwallet ou hardware wallet.
Embora elas oferecem o menor nível de segurança
Carteiras Web:
Blockchain.info
Blockchain.info é a carteira Bitcoin mais popular hoje, o Blockchain.info permite você enviar e receber moedas através de seu navegador ou aplicativo no celular. Isto é o que se conhece como uma carteira híbrida, o que significa que o serviço armazena sua carteira online criptogradada com sua senha que você escolhe quando cria a carteira, você possui acesso as chaves privadas, o serviço online não pode congelar ou roubar seus fundos. Você, no entanto, ainda é responsável pela segurança e o backup da sua carteira que é possível recuperar através de uma senha pessoal (12 palavras).
Derivation Path Blockchain.info: BIP44 m/44'/0'/0'/0
GreenAddress
GreenAddress é uma carteira multiassinada, o que significa controle compartilhado das suas moedas que requer o uso de um aplicativo remoto carregado de outro local e controle compartilhado sobre so Bitcoins (o que significa que o terceiro deve aprovar os pagamentos). Disponível para web, desktop e smartfone, Suporta funcionalidades de assinatura múltipla e tem fortes recursos de segurança e privacidade. Já tem suporte ao segregated witness (SegWit)
Carteiras móveis:
Carteiras móveis são aplicativos que são baixados em dispositívos móveis (smartfones, tablets etc), elas são acessíveis a partir do dispositível móvel instalado e fornece segurança e privacidade maior do que carteiras web que são armazenadas na núvem, elas também são mais práticas e compactas pois são para serem usadas como se fosse sua carteira de bolso para serem usadas em qualquer lugar, como no comércio. As carteiras móveis podem ser carteiras armazenadas na núvem (site online, empresa que ofecece serviço de carteira web).
Mycelium
Mycelium é uma das carteiras móvel mais segura para android. Ela é boa para iniciantes, pois é muito fácil de enviar e receber pagamentos, é uma carteira HD, ou seja, o backup é feito apenas anotando a semente mestra (conjunto de palavras), tem várias opções, Replece-by-fee e permite personaliza a taxa de envio
Derivation Path Mycelium: BIP44 m/44'/0'/0'/0
Blockchain.info
Blockchain.info é a carteira Bitcoin mais popular hoje, o Blockchain.info permite você enviar e receber moedas através de seu navegador ou aplicativo no celular. Isto é o que se conhece como uma carteira híbrida, o que significa que o serviço armazena sua carteira online criptogradada com sua senha que você escolhe quando cria a carteira, você possui acesso as chaves privadas, o serviço online não pode congelar ou roubar seus fundos. Você, no entanto, ainda é responsável pela segurança e o backup da sua carteira que é possível recuperar através de uma senha pessoal (12 palavras). Ela permite varreduras de paper wallet, replace-by-fee e personalizar a taxa de envio.
Derivation Path Blockchain.info: BIP44 m/44'/0'/0'/0
GreenAddress
GreenAddress é uma carteira multiassinada, o que significa controle compartilhado das suas moedas que requer o uso de um aplicativo remoto carregado de outro local e controle compartilhado sobre so Bitcoins (o que significa que o terceiro deve aprovar os pagamentos). Disponível para web, desktop e smartfone, Suporta funcionalidades de assinatura múltipla, tem fortes recursos de segurança e privacidade, replace-by-fee e tem como personalizar a taxa. Já tem suporte ao segregated witness (SegWit)
Bitcoin Wallet
Bitcoin wallet é uma carteira de código aberto e altamente transparente por ser rápido e fácil de usar. É uma carteira descentralizada p2p que se conecta diretamente a rede bitcoin, sendo assim confiança zero por não se conectar a um servidor central, é uma das carteiras mais seguras e foi a primeira carteira desenvolvida para dispositívos móveis, servindo de base para outras carteiras conhecidas basearem seus códigos, como a blockchain (info) tem uma interface simples e uma quantidade limitada de recursos, tornando uma carteira amigável e qualquer um aprende rápido a usar.
Derivation Path Bitcoin Wallet: BIP32 M/0/H (m/0')
Samourai Wallet -
CoinTimes Samourai Bitcoin Wallet Review Samourai wallet é uma carteira de código aberto exclusiva para android que é a carteira que mais apresenta inovações e integrou sistemas de segurança, recomendo uma leitura feita pelo portal CoinTimes que fez um Review sobre essa wallet de uma maneira bem mais aprofundada.
Derivation Path Samourai Bitcoin Wallett: BIP49 ou BIP84 m/49'/0'/0'/0 m/84'/0'/0'/0
PaperWallet (carteira de papel)
Paper wallet (carteira de papel) é um dos métodos mais seguros para guardar moedas a longo prazo, ela é gerada offline e não precisa guardar em nenhum software e deve ser imprimida (ou escrita) em um papel mas a sua segurança depende do método que o usuário usa para gerar a paper wallet, você pode criptografar a chave privada com bip39, dessa forma mesmo que alguem tente escanear a paper wallet tem que ter a senha que você inseriu na hora de criptografar, mas se você perder a senha de cifrado você perde o acesso aos bitcoins depositados, lembre da senha e ficará tudo bem. Na hora em que for sacar, você deve usar uma carteira que importe chaves privadas, como por exemplo a Electrum.
sites para gerar paper wallets:
bitaddress.org
https://iancoleman.io/bip39/>> Backup da Carteira
> Com uma carteira de Bitcoin você não precisa de um banco para guardar suas moedas, você mesmo tem acesso aos fundos e eles são inconfiscáveis, mas você também é responsável de fazer uma cópia reserva da sua carteira, isso te protegerá de perdas e até de roubos, tanto para carteiras desktop, mobile e web você deve fazer o backup, fazer o backup da carteira é o processo de fazer uma cópia das chaves privadas por meio de uma lista de palavras ou por meio de um arquivo, a lista de palavras é um método em que a carteira usa para gerar a entropia para recriar as chaves privadas da sua carteira, então na hora da criação da carteira, é essencial que você anote as palavras-chaves que lhe forem mostradas em um papel e guarde com segurança, faça várias cópias dessa lista de palavras, pois pode acontecer de você perder o backup anotado, então é importante ter várias cópias em lugares diferentes, você pode até memorizar essas palavras-chaves, mas não confie totalmente na sua memória, é necessário ter elas anotado em um papel também.
Você deve ser cuidadoso na hora de criar uma carteira, pois algumas carteiras mostram a frase mnemônica somente na hora da criação da carteira, depois de criada, ela nunca será mostrada, então só envie moedas para a carteira assim que você tiver certeza de ter feito a cópia reserva da sua carteira.
> Tipos de Backup:
> BIP32, BIP44
> É um método de criação de carteiras hierárquicas determinísticas (HD) que significa que todos os endereços público e suas respectivas chaves privadas são derivados de uma mesma chave privada mestre, através da chave mestra geram-se infinitos pares de chaves públicas e privadas,o backup da carteira HD seria feito apenas uma vez, ou seja, da chave mestra responsável por gerar todas as chaves da carteira, na hora da inicialização da carteira. A chave mestre é gerada pela semente, essa semente consiste em caracteres binários e hexadecimais,
> BIP39
> Ler, anotar e guardar esse código pode ser muito difícil, é aí que entra a BIP 39 que é um complemento da atualização anterior (BIP32) onde a semente mestre é representada por uma lista de palavras em inglês que são geradas aleatoriamente que formam um código mnemônico, usando esse mnemônico (ou semente, que é a lista de palavras) você consegue recuperar a sua carteira. O propósito desse método de frases mnemônicas é ser melhor para o usuário fazer o backup da sua carteira apenas anotando uma lista de 12 a 24 palavras, você consegue ler, guardar e usar essas palavras com maior facilidade do que anotando a chave mestra ou a semente em formato hexadecimal, que é muito extenso. Com essa atualização, fazer um backup agora consiste em anotar a lista de palavras em uma folha de papel que o software de carteira nos fornece para recuperar a carteira muito mais facilmente, evitando assim qualquer erro de tipografia.
> Backup por arquivo
> Algumas carteiras mais antigas fazem o backup da carteira randômicamente gerando um lote (pool) de endereços para o usuário ir usando, conforme os endereços são usados a quantidade gerada de endereços esvaziavam e a carteira gera mais um lote de endereços, o que significa a necessidade de atualizar baixando um arquivo que contêm o backup das chaves privadas da carteira, ou copiando para uma outra pasta, transferindo para o pen drive e/ou enviando na nuvem, a idéia é copiar esse mesmo arquivo toda vez em lugares diferentes, para evitar perder os bitcoins se caso o computador/celular ficar inutilizado.