Sim, aprendem mais depressa. Mas sabes porque?
Porque as coisas estão mais simples.
Tu antes para jogares um jogo no PC - que não querias pagar. Tinhas que navegar em sites de torrents (para não falar antes). Fazer o download do jogo que demorava uns pares de horas. Depois tinhas de pesquisar por um crack, que muitas vezes nem vinha no torrent. Depois, tinhas aplicar o crack seguindo uns determinados passos. (Ou se fosses aficionado, tentavas tu criar um crack). Hoje, pagas um game pass e estas a jogar o que gostas.
Vou dizer que antes era melhor? Tinha as suas coisas boas, tecnicamente falando permitia aprenderes. Mas, estavas a fazer algo que não era positivo.
Agora é mau? Bem, tecnicamente falando aprende-se menos. Mas, tem-se maior qualidade, é mais seguro, e todos saem a ganhar - jogador/programador.
Os miúdos podem aprender rápido, mas não faziam o que tu fizeste com menos informação que existe hoje.
Por isso, digo: estão mais aptos tecnologicamente falando? Sim! Tem maiores competências ou competências de qualidade? Não.
De acordo. Principalmente com o fim da última frase. Por isso é que mesmo malta teoricamente competente, também é alvo de scams e acabam como vítimas como qualquer comum mortal!
Mas o lado negativo de não serem tão competentes (e nem sei se será o não serem tão competentes) é não terem passado pelo que nós tínhamos que fazer nessa altura e que nos deu um outro horizonte mais largo que se calhar nos permite agora sermos mais perspecazes e identificar perigos que eles simplesmente não estão habituados, acabando por cair nestes scams e a terem malwares no PC e etc. E outro ponto importante é o não darem a mínima importância aos seus dados pessoais. Isso é uma autêntica porta de entrada nos nossos PCs.