Veja bem, não sei se vou ajudar ou atrapalhar, mas essa questão de o Bitcoin favorecer lavagem de dinheiro não passa de "intriga da oposição"
O que o Bitcoin, como
moeda faz, é facilitar a circulação de riquezas.
Isso é comum a qualquer moeda.
Uma transação realizada em dinheiro vivo (por exemplo, a compra de drogas utilizando-se de cédulas de Reais) é per se irrastreável, e ninguém acusa a moeda fiduciária de estimular a criminalidade.
Para falar a verdade, as
transações em Bitcoin não são nada sigilosas. São anônimas enquanto um determinado endereço (de onde se originou, ou para onde se destinou uma transação) não for ligado a uma entidade/pessoa, a partir do momento que se consegue identificar, todo o histórico e a rede das transações passam então a ser cristalinos.
Hoje, um indivíduo pode perfeitamente rastrear uma cadeia de transações ocorridas na rede Bitcoin com toda a facilidade.
Isso é um problema muito ruim, que está sendo aos poucos solucionado com ferramentas que melhoram a privacidade dos usuários. Afinal de contas a
privacidade não é coisa que só bandido precisa: a
Privacidade é um Direito garantido constitucionalmente (mais ainda,
é uma necessidade humana - se não fosse assim, para que haveríamos de querer cortinas em nossas janelas?).
O Sigilo Financeiro é a
regra (
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=426) garantida a todo cidadão. Negar ao indivíduo o sigilo de sua vida financeira seria equipará-lo a um criminoso, o que é vedado já que todos gozamos da presunção de inocência e de boa-fé. É assim que um Estado de Direito funciona. Todos sabemos que
os bancos são proibidos de publicar nossa vida financeira, assim como
o governo é proibido de o fazer com nossa vida fiscal. E
o usuário das criptomoedas não é menos digno desse direito.
Sendo honesto, o indivíduo que realizou uma transação com bitcoins irá declará-la ao fisco
quando necessário, assim como o usuário honesto de cédulas de reais o fará. Agora, quanto ao indivíduo desonesto, ele não o fará, independente de estar usando BTC, BRL, ou USD. Aliás, em se utilizando de BTC, no nível atual da tecnologia, ele corre bem mais riscos de ser rastreado e descoberto.
A análise desses fatos de maneira séria, despida dos
preconceitos que vem sendo plantados por uma
propaganda anti-bitcoin, é sempre muito bem vinda. Por isso eu procurei aqui apenas alertar para que esses detalhes sejam levados sempre em conta.
Por favor, dê uma boa lida em todo o material disponível online sobre as criptomoedas, e faça um bom trabalho.
Abraços.