Queria compartilhar esse site incrível com uma bela representação visual do que é a tal mempool e o que ela tem a ver com a formação dos blocos do Bitcoin:
https://bits.monospace.livePara quem não sabe, a mempool é uma "região" na memória de um node (nó) onde ficam todas as transações enviadas que ainda não foram incluídas em um bloco. Elas ficam ali simplesmente esperando que um minerador às inclua em um bloco.
Elas também são responsáveis por definir as taxas aceitaveis da rede, já que uma transação de 10 sat/byte que aguarda na mempool vai ter preferencia contra uma transação recém enviada com 9 sat/byte. Se a mempool tiver 4 vMB de transações pagando esse valor, qualquer transação com uma menor taxa vai ficar obrigatoriamente para o próximo bloco (que pode pesar até 4 vMB), simplesmente por que os mineradores vão dar preferencia para quem paga mais e até que estoure a capacidade do bloco.
No caso desse site, você pode ver vários quadradinhos (transações) na região do mempool, e o último bloco que é formado por essas transações. O mais legal é a animação quando se encontra um novo bloco:
https://i.imgur.com/Rj5bJnK.gifQue bacana @TryNinja, muito didático a representação do mempool.
Eu também passei bons minutos vendo os bloquinhos caindo... imagino o trabalho que o programador não teve para pensar em todos os detalhes, como por exemplo fazer os bloquinhos se encaixarem e irem ocupando os espaços vagos.
Só acho que deveria ter uma representação gráfica para o tamanho em vbytes de cada transação (cores por exemplo), não só o seu valor que aí representa o tamanho dele.
Me lembrou agora de outro site que ilustrava as filas em forma de onibus/metrôs partindo de estações. alguém tem o link ainda?