Mas mesmo assim eles não deixaram a oportunidade passar e conseguiram abocanhar uma boa fatia desse mercado, o que é louvável.
Por mais que os desktops e notebooks nunca deixarão de ser utilizados (será que nunca mesmo!?), vimos que esse segmento perdeu muito espaço para o mobile, e é aí que a Microsoft levou um baita baque quando não conseguiu emplacar seu sistema e deu fim ao Win10Mobile.
Com a activision eles devem estar querendo virar essa página, tenho quase certeza que eles estão começando a mudar o foco de alguns projetos e investir pesado no nicho gamer, vamos esperar para ver.
Olha que a Microsoft sempre quis ter um peso grande na area game.
Eles dominam no mercado de PCs. A Apple simplesmente não consegue atrair mercado para o MAC. Apenas a Valve tem tentado explorar o mercado Linux, mesmo assim o desempenho esta longe de um Windows.
Aparentemente parece que o mercado de PCs diminuiu por causa dos dispositivos moveis, e isso é verdade, mas não no mercado empresarial (que é o mais importante para a Microsoft), nem no mercado gamer. Por isso, essa questão do mercado ter diminuído é uma falsa questão. Diminuiu sim, mas não foi ao ponto de deixar de ser relevante, nem se avizinha previsões que isso venha acontecer tão cedo. O que poderá acontecer é a mudança de interação com os computadores, mas isso é para outro topico.
Depois, com a XBox a Microsoft sempre quis destronar a rival Playstation. E não podemos dizer que foi por falta de aposta no mercado, eles apostaram tanto que conseguiram praticamente fazer desaparecer no mercado as consolas da SEGA e da NINTENDO.
E eles não conseguiram fazer mais frente a Sony, por causa dos exclusivos que a Playstation tem. Eles tem tantos jogos de grande sucesso em exclusivo, que tornou a vida dificil a XBox. Isso já não se sente tanto hoje, mas ainda existe grandes exclusivos que só o nome dos jogos estão associados a Playstation, tais como Gran Turismo e o Final Fantasy. Acreditem, estes dois jogos tem um mercado gigantesco, mesmo não parecendo. Sabem porque? Por os seus fãs, são muito fieis, não os largam nem por nada. Mesmo, quando existem versões novas que não são o que era esperado.