Porque essas ações não são dela e sim de seus clientes.. não sei como funciona, mas duvido muito que a própria BlackRock tome essa decisão em nome de seus clientes..
Se funcionar igual a como funciona no Revolut, então todos os seus clientes dão opinião.
Quanto usei o Revolut para fazer alguns testes de investimento em bolsa, cheguei a ter um parcela de ação da Microsoft (era pouco, mas rendia). Todos os anos, nesta altura de reuniões, eu recebia um email a solicitar o preenchimento de um formulário sobre as minhas escolhas das questões a serem tratadas na reunião. Então, cada utilizador da Revolut que tinha essa ações, davam o seu voto. Depois, com base na votação dos clientes, a Revolut dava o seu voto na reunião.
Com a BlackRock deve ser igual para os que tem ações diretas da Microsoft. Quem tiver em ETF, não tem voto na matéria, sendo a BlackRock responsável pela escolha.
No final, todos os acionistas votam (se quiserem), quer tenham 0.01% de ações ou 20% de ações.
EDIT:
Se fosse assim, 90% das empresas americanas teriam BTC.. porque a BlackRock tem muitas ações de todas elas.
Não necessariamente. A BlackRock tem muitas ações, mas não gere as empresas.
Para isso acontece-se, tinha de algum acionista, solicitar que esse assunto fosse colocado na ordem de trabalhos de uma reunião. Depois, então seria colocada em votação o assunto a todos os acionistas.
Será de referir que seria preciso a maioria dos votantes, aprova-se. Ou seja, a BlackRock até podia representar 20% dos votos, mas bastaria 30% dos votos fossem negativos, para não ser aprovado.