MINERADORAS DE BITCOIN SERÃO FECHADAS EM REGIÃO DA CHINANoticia do dia 26-08-2018. DomingoAs atividades de mineração serão encerradas na região autônoma da China, Xinjiang Uyghur. Considerada ilegal pelas autoridades, as operações deverão ter um fim até o final de agosto, conforme publicação da Coindesk nesta segunda-feira (23).
Os primeiros rumores surgiram no final de semana após o vazamento de um aviso da Comissão de Economia e Informação de Xinjiang (EIC).
O documento exige que empresas de serviços públicos fechem operações ilegais de mineração de bitcoin na jurisdição.
A autenticidade do documento foi confirmada à Coindesk por um funcionário do escritório. Segundo ele, o documento foi elaborado pela unidade da EIC encarregada pelo setor financeiro.
O documento definiu a atividade de mineração como “entidade de negócios não licenciados”, ou seja, operação não registrada pelo governo local. A eletricidade também fez parte do relatório como “uso de energia elétrica sem contratos formais com empresas de serviços públicos”.
“Agências e empresas locais de serviços públicos serão responsabilizadas se não fecharem as operações ‘ilegais’ de mineração de bitcoins”, escreveu a EIC.
A decisão é uma sequência de um aviso emitido em janeiro que também exigia que as empresas de serviços públicos de Xinjiang realizassem e emitissem relatórios regulares sobre as atividades em questão. A intenção já era a retirada, ordenadamente, de todos os mineradores da região.
Na ocasião, apenas a ViaBTC acatou ordens de fechamento e comunicou seus clientes o encerramento das atividades. Era um momento de muita tensão em todo o país, pois boatos de proibição já ocorriam desde meados de 2017.
A repressão já afeta mineradoras de Xinjiang. Scott Meng, presidente de uma startup canadense de blockchain que também é proprietária de fazendas de mineração na região, disse à CoinDesk que o aviso do governo no início deste ano “definitivamente teve impacto” nas operações de mineração de bitcoin.
“Eu tenho dois parceiros lá: um tem 18 mil equipamentos, o outro tem 40 mil. E eles têm clamado por ajuda nos últimos dias, pedindo que eu procure lugares nos EUA e no Canadá, mas primeiro eu preciso ter eletricidade. Precisamos construir fazendas a partir do zero”, disse Meng.
Não é de agoraEm junho de 2017, as autoridades de Xinjiang já havia emitido um aviso aos departamentos municipais instruindo-os a serem cuidadosos ao apoiar as empresas de mineração de bitcoin.
“Essas operações não contribuem em nada para a economia da região, além de consumirem um volume considerável de eletricidade”, disse a EIC na ocasião.
Nesse período havia grande mobilidade de investidores à procura de locais que tivessem vastos recursos territoriais e energia barata. Um diferencial seria por regiões mais frias, visto que os equipamentos de mineração dispersam uma quantidade muito grande de calor.
ISSO ESTÁ NO PORTAL DO BITCOIN LINK ABAIXOhttps://portaldobitcoin.com/mineradoras-de-bitcoin-serao-fechadas-em-regiao-da-china-prazo-e-ate-final-de-agosto/