Ainda não comprei. É difícil alguém desse ramo vender umas terras boas e baratas. A mamata é muito grande.
Vou te dar um exemplo de um primo meu do interior de São Paulo.
O sujeito é médico e recebeu de herança do Papai as terras que ele possui (a tal meritocracia hereditária).
O que ele fez com as terras? Ele arrendou para a usina de cana de açúcar da região e ganha um rendimento de aproximadamente 40 mil reais mensais com o traseiro sentado no consultório médico dele.
Faça chuva ou faça sol, o meu primo recebe o "dinheirinho" todo o mês na sua conta bancária.
Ainda por cima ele consegue os financiamento "gordos" e subsidiados do governo malvadão a cada safra. O tal de plano Safra. Uma maravilha.
O pior de tudo isso: Eu pago mais imposto proporcionalmente sobre propriedade da minha humilde residência na capital do que ele paga com a fazenda dele.
Como sofre esse pessoal do Agro.
Recomendo comprar suas primeiras terras pra ter uma visão prática.
No caso do seu primo temos ai um fator único e crucial que foi uma herança, se ele tira 40 mil mensal arrendando vou jogar esses dados para a realidade da minha região para fazermos umas contas. Ele deve ter ter pelo menos uns 150 hectares de área cultivável baseado no rendimento mensal que você citou e isso valeria em torno de 20 milhões de reais.
Ai você pega esses 20 milhões de reais (valor da propriedade dele) e faz uma aplicação que rende 1% ao mês e isso renderia 200 mil reais ao mês (5x mais do que ele ganha hoje) sem fazer nada, caso a propriedade fosse sua oque você faria? continuaria nesse setor ou simplesmente seria um rentista?
Sobre os financiamentos, talvez ele consiga alguns benefícios sim mas já faz bastante tempo que os juros próximos de zero não estão mais disponíveis. Mas ai mais uma vez acho que quando você estiver com a experiencia prática vai entender que esses juros um pouco mais baixos ajudam a compensar as dificuldades e gastos que vai ter pra escoar uma safra em um país que oferece uma estrutura quase zero. Sobre lucrar faça chuva ou faça sol você também vai entender que hoje em dia não tem como acionar o seguro por anos subsequentes pois a cobertura tem limite e se você pegar uma sequencia de seca ou excesso de chuvas o problema será seu.
Outra coisa que você vai precisar cuidar bem é a parte de reserva ambiental pois deve saber que qualquer pendencia no IBAMA hoje elimina qualquer possibilidade de acesso a financiamento, então não esqueça de fazer muito bem a parte ambiental e pra finalizar mesmo cumprindo o seu dever com a natureza se prepara pra ser chamado de fascista (Esse é o titulo padrão que todo agricultor brasileiro já recebe gratuitamente), uma espécie de certificado lacrado e carimbado por grande parte da sociedade atual.