E nesse cenário, nem é preciso se desligar a net de forma geral. Basta a Europa deixar de comunicar durante varias horas com os EUA. Os dois lados irão continuar a operar as suas próprias cadeias de blocos, quando se voltarem a ligar o que vai acontecer? Qual é a rede principal?
Mas você fala isso como se fosse um problema só do PoS.
O que acontece se a mesma coisa acontecer com o BTC. Vários mineradores nos EUA e vários mineradores na Europa/Ásia. Cada um se isola e minera seu próprio branch com txs regionais. Quando volta, qual a chain principal? Na teoria seria a com maior PoW, mas o que acontece com o resto de tx orfanada da outra chain? Na prática, toda tx vai ser insegura, por estar em uma chain que compete com a outra outra.
Como o artigo explicou, isso é um problema maior na PoS do que no PoW.
Pq no PoW voce tem um critério bem claro: A maior chain (com maior hashrate) é a principal.
Se o mundo ficasse 1 dia sem contato com a internet e voltasse, o natural seriam todos os mineradores irem para a chain mais longa.
No PoS não existe uma saída natural. A saída natural seria perguntar pro Vitalik, afinal é o blockchain dele.
Galera, se alguem ou um grupo de pessoas tiver mais que 51% de BTC's essa pessoa ou esse grupo podem mandar no bitcoin? Podem dicidir as regras no BTC? desculpem minha ignorancia sobre o assunto. Começo a ficar preocupado com algumas noticias.
Por exemplo a 14 de Abril 2021, a maior pool tinha apenas 15% de hashrate.
https://www.statista.com/statistics/731416/market-share-of-mining-pools/Por isso, pode ficar descansado, que esse não é um problema para o BTC durante os próximos anos.
E provavelmetne nunca será. Quanto maior o consumo de energia elétrica do BTC, mas improvável se torna um ataque desse tipo.
Enquanto na PoS não sabemos como seria a resiliência do sistema a um ataque de escala continental ou um ataque coordenado de orgãos reguladores.
Por exemplo, se china e EUA se unissem e quisessem usar os ETH das exchanges/fundos/etfs/grayscale/etc sediadas lá para votar?