o nosso sistema bancário é dos mais avançados em termos de meios de pagamento, felizmente. O MBWAY é prova disso, e para o comércio tradicional tem tudo para ser melhor aceite do que qualquer plataforma sobre bitcoin.
Para os serviços que realmente requerem bitcoin, ter como intermediários os bancos é uma necessidade/eventualidade, seja para quem negoceia bitcoins e depois as vende em ATM, seja para quem compra em outros serviços de compra de bitcoin por intermédio dos "bancos tradicionais" (i.e. MBWAY, depósitos e transferências bancárias).
E não venham com argumentos de privacidade/anonimidade, porque embora em portugal não seja preciso, em muitos países da Europa e do mundo é necessário um documento identificativo, selfie ou impressão digital para utilizar uma ATM de bitcoins, por motivos de KYC.
a questão é essa, evitar ao máximo o sistema bancário. MBWAY tem as bases totalmente assentes no sistema bancário e os utilizadores estão em contacto com ele: quem compra tem de enviar o fiat para uma conta e esperar que o dinheiro caia lá e quem vende é que envia os bitcoins e acabou. numa ATM, claro que as notas que lá estão têm de vir de um banco, mas quem compra, chega lá, deita a nota que entretanto já saiu do banco ou que já tem em mãos e a partir daí negoceia por um exchange