Deve estar falando do Vitalik? Ele e o Ethereum Foundation não são donos da rede assim como o pessoal do Bitcoin Core não é dono do Bitcoin. Ter um rosto ajuda a propagar essa ideia, mas os nodes ainda precisam concordar com as mudanças sugeridas, assim como acontece no Bitcoin.
Sim, claro. Foundations não são consensus. Se o Vitalik quiser, muda as regras do jogo e pronto. Tal como quando decidiram "andar para trás no tempo" para impedirem as centenas de milhões de dólares que iam para mãos indevdias. Só por aí se vê como é que a rede funciona. É como eles querem. A imuatibildade de rede Bitcoin impõe mais responsabilidade nos devs e no que pode vir a acontecer com hard forks.
Acontecem roubos de milhões todos os dias no mundo fiat, e o homem não tem um botão mágico para andar para trás no tempo e mudar o rumo da história para apagar esses roubos. Aconteceu, paciência, aconteceu!
Eu sei que vais falar em BSV e BCH, mas Bitcoin não quis saber e continuou a sua vidinha! E vemos onde estão agora essas shitcoins e onde continua Bitcoin.
Até onde eu sei nunca ocorreu de funcionalides de smart contracts adicionarem vetores de ataque no fundamental da rede, permitindo que ela seja atacada, que a moeda ETH seja duplicada, etc...
O negócio é que você mistura os tokens que qualquer um pode criar com a rede em si. A liberdade de criar um token com o nome, código, e proposta que quiser indepente da segurança da rede. Um token aleatório levar um rug não transforma a rede ou a moeda da rede em um "shit". É a liberdade de não controlar quais smartcontracts são permitidos; cada um escolhe com qual contrato e token eles interagem.
Eu vejo isso como um gang organizado. Os bosses mandam as mulas fazer o trabalho sujo... Mas segundo o que dizes, os bosses, por não sujarem as mãos, não podem ser considerados criminosos! Discordo deste ponto. Mas ok, qualquer um também pode dizer que há rug pulls nas Side Chains de Bitcoin e em L2, embora eu nunca tenha tido conhecimento de nenhum (e não estou a dizer que nunca aconteceram, eu é que não conheço).
Um paralelo para o lado do Bitcoin é a sidechain da Omni que existiu durante muito tempo e permitia qualquer pessoa criar colored coins na rede do Bitcoin. Ou hoje em dia que existe diversas sidechains como Liquid e RSK.
Pergunta honesta: alguma vez houve roubos, hacks e/ou rug pulls nessas Side Chains? Eu não participo nem nunca participei nessas Side Chains. Conheço apenas a Liquid mas por saber que é uma Feerated Chain, nunca me interessei por ela!
Quanto a propriedades que fazem de Bitcoin um hard money, enumero algumas então:
- Tens soberania total sobre os teus Bitcoins
- Controlo total dos teus Bitcoins (é o único asset que é impossível de te roubarem, num cenário extremo, onde tu memorizas a PK da dua address e se fores para a cova, a PK vai contigo e jamais ninguém te consegue roubar os teus Bitcoins)
- Fixed supply
- Trustless, não precisamos de entidades terceiras para caso algum...
A única coisa que o Ethereum não tem aí é o fixed supply. E com a implementação do burn de uma parte das taxas da rede, há dias que o supply da rede é deflacionario (alguns eth maximalists até começaram a chamar a rede de "ultra sound" por conta disso).
Eu rio-me disto... Aliás rio-me de quem diz isto. Não é de ti! Paara mim isto é binário... Ou é hard money ou não é. Ponto. Não há cá meios termos. Aliás, Ultra até parece melhor que Hard ou Sound! Mas depois saber que a rede é deflaccionária só de vez em quando, faz-me rir!
Lembrando que estou falando da Ethereum. Os tokens da rede não são a minha escolha de conversa aqui, já que existem milhões de moedas com milhões de variações de regras e a grande maioria é scam ou inutil.
Eu sempre ouvi dizer que tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica ao portão!
Mas eu sinto que me estão apenas a testar. Eu sou mais novo nisto que a maioria de vocês e não vos estou a ensinar nada! Vocês sabem destas propriedades.
A brincadeira das Block Wars é outra coisa que se o protocolo o tivesse permitido, estaríamos com blockchain de se calhar Terabytes de tamanho agora. Que é para onde caminha ETH e que traz isso a médio prazo? Centralização. Mais uma vez vamos parar ao problema de termos muito pouca gente no controlo da rede... Quem é que vai andar a comprar Storage à bruta para correr um node e suportar uma blockchain de Terabytes de tamanho?
MAs mais uma vez, sinto que não estou a ensinar nada a ninguém!
Não é ensinar. Eu não concordo que a Ethereum é "Shitereum", então queria saber os motivos para você chamar ela assim. Pelo menos com os motivos que você falou acima, eu continuo não concordando. Claro que você não é obrigado a nada, mas o fórum existe para conversar e debater, então claro que eu vou ter a prerrogativa para tentar começar uma conversa. Se você quer responder e/ou continuar, é escolha e direito seu.
Com certeza. Eu responderei sempre com base nos meus conhecimentos e que naturalmente são menos que os vossos, pois já andam nisto há mais tempo e também porque vocês acabam por interagir com as outras redes e absorvem conhecimento delas também, o que não acontece comigo, pois não tenho interesse nelas, pelas razões que enumerei e mais algumas.