Acredito que para a queda ocorrer vai levar muitos anos ainda. A maioria dos países possuem reservas em dólares na forma de títulos americanos e toda essa turbulência e aumento na taxa de juros tem deixado quem precisa vender os títulos antes do vencimento em uma situação bem difícil.
Mas é essa a estratégia dos EUA para a economia mundial, de forma a continuar a ter o controlo económico.
Por isso é que fica difícil eles quebrarem. Mesmo quando alguns países decidem usar outra moeda de referencia para compras internacionais, isso acaba por ter pouco impacto.
[Alerta Teoria da Conspiração]
A única vez que pareceu que essa mudança iria ter um pacto, foi quando alegadamente Saddam Hussein disse que iria começar a vender petróleo em Euros em vez de em Dólares. Na altura o Euro valia quase o dobro que o Dólar. O que é que os EUA fizeram? Invadiram o Iraque sobre a desculpa que estavam a ser desenvolvidas armas nucleares, acusado o Saddam de terrorismo. Invadiram, o Saddam foi apanhado e morto. O petróleo do Iraque continuou a ser negociado em USD, o país nunca mais teve estabilidade politica, e os EUA conseguiram controlar e salvaguardar os seus interesses económicos a nível mundial.
Hoje eu estava lendo sobre a ideia de "Desnacionalização do Dinheiro" do Hayek e com sua teoria da conspiração, algumas coisas me saltaram a frente.
O ponto do Hayek é que língua, leis e dinheiro são "experimento espontâneos da sociedade" em constante evolucao, mas que desde que o governo tomou pra si o experimento do dinheiro, ele deixou de evoluir.
Quando pensamos nesse momento que você citou, onde "a economia mudaria de mãos" e passaríamos por uma transformação, mas que foi feito uma guerra pra evitar essa transformação, estamos dizendo que fizemos uma guerra para evitar a transformação esportanea. E isso é muito grave, porque realmente impede que o sistema evolua.
Pra mim, o dólar como dinheiro do mundo faz isso, prolonga o estado de moribundo da economia e impede a evolução dos pacientes.