Só um detalhe, não lembro se falaram que a Tether parou de criar novos USDT no dia da operação policial Trojan Shield ou se só diminuiram a frequencia, mas caso tenham dito o primeiro, eles continuam sim fazendo o controle do USDT para novas carteiras, mas sem a emissão de novas grandes quantidades do token.
A Tether, inclusive, tem uma postagem em seu blog falando sobre o ciclo de vida dos USDT: https://tether.to/tether-issuance-primer
Basicamente, enquanto a USDC e BUSD criam e queimam seus tokens de forma individual para cada transação, a Tether cria novos USDT já prevendo a demanda e podem, ou não, fazer o burn durante as redenções 1:1 por USD. Isso significa que podem estar havendo novas redenções e emissões de USDT sem a criação de novos tokens, apenas transferindo eles do endereço e para o endereço da sua tesouraria.
Um exemplo do CTO da Tether: https://twitter.com/paoloardoino/status/1418121099565481985
Fala TryNinja
Quando falamos de criar USDT, é no sentido de aumentar o supply do token - ou seja emitir mais USDT.
Nós até colocamos nos links do episódio um gráfico que mostra o supply do tether (https://messari.io/chart/tether-supply-D67422DB)
Se você olhar, o supply ficou estagnado de junho até a primeira semana de agosto - quando houve a redução do supply, inclusive.
Valeu!