Não sei se eu entendi certinho, mas seria o número de bancos no total certo? Não é o número de agências físicas não né?
Não sei se nos Estados Unidos é assim também, mas aqui no Brasil por exemplo, na minha cidade tem várias agências fechando e os bancos estão reduzindo pessoal e aluguel.
Aqui também tem várias empresas fazendo serviços que só os bancos faziam: pagar contas, boletos, investir etc, hoje em dia tem vários aplicativos que em 1 dia a pessoa tem conta bancária, conta poupança, pode acessar investimentos etc
Isso deve ter abocanhado boa parte da cesta de serviços dos bancos, então pode ser que acontece o mesmo nos EUA.
É o número total de bancos mesmo, não de agências.
Seria como: Brasil tem BB, ITAU, Nu, Bradesco.... ai amanhã acordamos e um deles não tem mais.
Agora sobre esses competidores, é um ponto interessante mesmo, até com a entrada das empresas de tecnologia, a competição começa a ficar ainda mais difícil mesmo! Mas acho que é um fenômeno muito mais antigo do que esse fenômeno.
Grande noticia. Agora tem que ver se eles não estão se fundindo e formando Bancos Maiores. Ai é ruim. Fica como no Brasil que temos apenas cinco grandes Bancos e somente agora que andam aparecendo algumas fintechs, que já estão abocanhando uma boa parte do mercado bancário. Vamos ver como que isso fica no futuro.
Sim, sem dúvida parte do processo é aquisição. Mas por que será? O que fazia com que há 100 anos atrás fosse mais ''fácil'' ter um banco?
Acredito que é isso, nessa recente crise dos bancos nos EUA O Silicon Valley Bank foi comprado pelo First Citizens Bank, Signature Bank foi adquirido pelo Flagstar Bank e o JPMorgan comprou o First Republic Bank. Três bancos que deixaram de existir enquanto outros aumentaram de tamanho absorvendo os que quebraram. Inclusive chamaram esta ultima crise bacária como "crise de consolidação dos grandes bancos".
Mas tem o ponto que os bancos que quebraram também eram imensos. Esses trÊs que quebraram recentemente estão entre os quatro maiores que ja quebraram na história dos EUA. Não é desprezivel.
Eu não chamaria declínio. É verdade, que temos tido nos últimos anos vários bancos a quebrar e a fechar.
Mas, na realidade isso acaba por ser algo espectável que aconteça e vai continuar acontecer, ate tudo ficar resumido a uns 10 grandes bancos.
Os grandes ficam tão grandes que fica difícil os pequenos competirem, alem disso, os grandes tem condições de comprar os pequenos.
E depois a forma como o mercado esta a evoluir, a tendência é haver apenas grandes empresas, na banca ou não.
Por exemplo, as marcas de automóveis. É verdade que continuam haver muitas marcas, mas quando vais a ver, boa parte delas são todas da mesma empresa.
O mesmo está acontecer com a média, principalmente nos EUA, existem muitos canais de TV e produtoras, mas quando vais a verificar vês que fazem todos da mesma empresa.
A questão é se isso é realmente bom para os consumidores ou não. Neste momento parece que sim. E no futuro?
O interessante seria realmente saber se com essa queda da possibilidades, os serviços também ficaram pior. No Brasil eu já ouvi algumas vezes essa questão, que ter poucos bancos faz com que nnguem tente inovar muito e só quando chegou NuBank é que as coisas começaram a evoluir mais rápida internamente nos grandes bancos.