Pra mim quem nao ta no salario minimo no brasil tem muita chance de ter uma vida razoavelmente boa. Seguranca è um problema, porem logo desembarcando no pt vai dar um susto no preco da gasolina, da carne, do peixe, etc... e tambem o custo dos servicos (mao de obra)
Seria bom discutir isso num novo thread, acho que posso dar uma opiniao um pouco diferente da maioria das pessoas.
É isso mesmo!
Abre um thread para falar sobre isso. Que eu ajudo, na sua opinião...
Prosseguindo o OT començado em outro thread, vou relatar porque pra mim o Brasil ainda pode fazer sentido, comparado ao pais mais acessivel ao brasileiro (Portugal).
Començo dizendo que a pessoa que como metro de comparação utiliza o salario minimo dos países, pra mim esta bastante errada. Porque: quem ganha 1200 reais (ou menos que isso) geralmente è uma pessoa que tem dificuldade a fazer viagens internacionais, entao dificilmente faz parte do grupo interessado a mudança em Portugal.
Uma boa situação de comparação è pegar o grupo de BR realmente interessado e com possibilidade de se mudar, digamos aqueles que atingiram uma renda familiar de 3-4-5 mil reais pra cima.
Essas pessoas sao aquelas que deveriam realmente fazer a conta com o custo de vida em ambos os paises.
Por ex. um funcionario qualificado em Portugal ganha 900 euros, e no brasil digamos 4000 reais, que no momento esta dando 770 euros.
Agora, so comparando o custo da gasolina, quantos litros compram 900 euros (2 € / litro) e quantos litros compram 4000 reais ( 7 reais /litro)?
Fazendo isso com outros itens básicos, por ex. a carne, o peixe, etc... quanto vou conseguir comprar em PT e quanto no BR?
No momento, em situações na media, nas minhas contas está mais favorecido o Brasil, sem considerar uma grande variável: o plano de saude (pode ser muito em conta ou muito caro, dependendo das condições e da idade)
Isso nao tira o fato que se a pessoa tiver uma ótima oportunidade de trabalho, qualquer lugar do mundo pode se tornar favorável. Porem me coloco na situação aonde a pessoa vai em busca de oportunidades, e isso pode nao ser muito conveniente se o salario nao for muito maior.
Agora tem também a questão de segurança, que è dificil de medir. Tem lugares do brasil que sao totalmente entregues a bandidagem e outros que sao bastante civilizados. Eu ia dizer que uma grande diferencia è feita pelo proprio comportamento da pessoa, basicamente fazer tudo pra evitar situações de risco, sem ter que se trancar em casa. Com certeza è um mindset diferente que muitos podem nao gostar se a vida for demais limitada.
Vou adicionar em outros posts coisas que agora nao tive tempo de escrever.