@joker_josue como é ai em Portugal? também está acontecendo uma migração para cidades menores?
Não!
No período do Covid, ocorreu algumas movimentações nesse sentido, mas foi mesmo num aspeto temporário.
Só para terem uma ideia, em 2001 na Área Metropolitana de Lisboa (a maior do país) tinha 899 pessoas/km2, em 2022 tinha 959 pessoas/km2.
Nas localidades menores, a densidade quase não se alterou, sendo tendencialmente em queda.
Dados ProdataInfelizmente, Portugal esta cada vez mais a sofrer da desertificação, com as cidades mais pequenas com dificuldade em segurar os mais jovens. Tem sido criados vários programas de incentivo, para as pessoas mudarem-se para o interior do país, mas tem surtido pouco ou nenhum efeito.
Algumas cidades, tem feito um grande esforço nesse sentido, mas não tem sido fácil, existe muito falta de serviços que hoje em dia as pessoas querem usufruir.
Num artigo de jornal, foi comentado:
A dureza dos números da desertificação prova que às autarquias não basta construírem gimnodesportivos, repuxos e rotundas. O interior ainda não deu o salto qualitativo que o torne realmente atrativo e que lhe dê a capacidade de segurar os mais jovens, talentosos e letrados. Mais empregos, melhor saúde e educação, precisam-se.
Professores, juízes, médicos, continuam, tantas vezes, a não querer deslocar-se para fora de Lisboa e Porto.
Sabem muitas vezes, quem vem ocupar as zonas mais remotas de Portugal? São estrangeiros reformados, que decidem vir para o sossego do Portugal rural.