aqui tem um artigo muito bom sobre o assunto, são 12 minutos de leitura mas provavelmente acabará com todas as suas dúvidas sobre o halving
https://medium.com/swlh/bitcoin-halving-everything-you-need-to-know-4573dc5b528e(o artigo é em inglês, caso não domine a língua é só pedir pro chatGPT traduzir ou usar o tradutor do google, precisa de uma conta no medium para ler completo)
<...>
Outras moedas, como Ethereum, não tem sua política monetária ligada na matemática, mas as próprias equipes mudam os valores..
a primeira vista isso pode parecer meio arbitrário mas não é tão simples assim mudar a política de emissão da ethereum
depois de uma das EIPs do ano passado, inclusive, a eth virou deflacionária pois parte dos fees são queimados, ou seja, quando a rede é mais usada ela tem diminuição do supply total
<...>
Sobre o preço, é um comportamento humano e não da moeda.. tem que analisar o que outros investidores irão fazer.. serão que vão comprar? será que vão se antecipar dessa vez em relação aos ciclos passados? Como já disse em outro tópico, se você quer investir, tem que olhar para as pessoas, não para os ativos.. o que torna tudo mais difícil, se não impossível.
ah, é os dois né sabota, oferta e demanda, o halving torna o btc mais escasso, supondo uma demanda constante, a dificuldade de conseguir a mesma quantidade de btc dobra, isso acaba refletindo no preço.
mas claro, o mercado se move pelo medo e pela ganância das pessoas, emoções humanas que algumas vezes são difíceis de prever.