Hoje li, pensei e escrevi um pouco sobre um assunto que já havia refletido outras vezes, mas que o cenário econômico mundial deu '' outra escala'': o sistema que substituirá o padrão dólar-euro. E adoraria conversar um pouco com vocês sobres.
Há algum tempo penso sobre qual sistema pode vir substituir o dólar como padrão do mercado financeiro global. Há alguns anos eu já tenho uma 'impressão sociológica'' de que o cenário econômico e as necessidades das sociedades de hoje não podem mais ser bem preenchidas pelo dólar.
E talvez, o processo de apreensão das reservar russas tenha sido o estopim de destruição desse sistema - sem julgamento ético/político- sobre se é certo ou não terem feito-. Qualquer ´´padrão monetário internacional´´ que (1) puder ser inflacionado por decisões de um país e (2) puder ser confiscado de acordo com a decisão de blocos/grupos, não atende mais as necessidades da nossa sociedade.
Eu escrevo de forma mais detalhada sobre isso nesse
artigo . Mas a questão central do argumento - que ficou mais clara após ler a
carta do Zoltan Pozsar, consultor sênior do Credit Suisse, é de que tudo mudará após a crise/recessão/crise e acredito que veremos o nascimento de uma cesta como padrão monetário global, formada por ativos naturalmente ou algoritmicamente escassos, deflacionários e que não estão restritos a nenhum pais, o que basicamente significa: commodities, bitcoin, ativos naturais...
Recentemente vi o Ulrich comentando que a quebra do Bretton woods e da paridade dolar-ouro 1:1 foi um calote por parte dos EUA.
Eles prometiam a paridade, mas um dia cagaram pra ela dando calote em todo mundo.
Acho que nesses momentos de covid, vacinação, guerra, protestos, etc percebemos cada vez mais que quando as coisas apertam o governo vai lá e confisca seu dinheiro.
Quantas pessoas na rússia estão hoje com limitações em suas contas bancárias, cartões de crédito, corretoras, etc?
A bolsa Russa segue fechada!! Voce nao pode nem vender suas ações lá pra nao derrubar o preço.
Certamente tudo isso mostra que criptomoedas (principalmente o Bitcoin) tem um valor enorme pois ele não pode ser confiscado. Ele é seu. Melhro ter um ativo com volatilidade de 10-20% semanal do que perder 100% num confisco quando voce mais precisar.
É quase uma citação do Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos. O livro de Nassim Nicholas Taleb que deu origem à esse termo.
Eu acredito que o Bitcoin é um dos únicos ativos antifrágil do mundo. Um ativo que pode realmente se beneficiar do caos.